Ansiedade: o mal da atual juventude
Os sintomas da ansiedade podem se manifestar de maneiras diferentes. É comum surgir diferenças no modo de agir tanto em nível físico, quanto em níveis emocionais. No que diz respeito a nível físico podem surgir pensamentos negativos, preocupações e medo, por exemplo, enquanto que a nível emocional, é comum pessoas ansiosas relatarem sensações como aperto no peito, tremores e taquicardias. Os jovens entre 15 e 25 anos são os mais afetados por esse tipo de transtorno que causa preocupações em pais, mães e profissionais da saúde como psicólogos e psiquiatras.
Principais sinais da ansiedade
Dentre os principais sinais de que a pessoa está com transtorno de ansiedade, podemos citar:
- Preocupação em excesso;
- Problemas de sono;
- Medos irracionais e/ou ilógicos;
- Tensão muscular;
- Dores musculares provenientes da tensão muscular;
- Indigestão crônica;
- Dor de estomago;
- Medo de falar em público;
- Autoconsciência;
- Pânico sem motivo aparente;
- Lembranças frequentes de algo traumático;
- Perfeccionismo;
- Compulsão.
Tratamento da ansiedade
A ansiedade pode ser tratada de diversas maneiras, porém as principais são:
- Terapia;
- Utilização de alimentos naturais;
- Utilização de medicamentos.
Terapia
A terapia geralmente é realizada entre paciente e psicólogo assim que o transtorno de ansiedade é diagnosticado no paciente por um médico psiquiatra/neurologista ou então pelo próprio psicólogo. Normalmente as sessões de terapia ocorrem entre uma e duas vezes por semana e com a conversa entre paciente e psicólogo muitas vezes o paciente se livra da patologia.
Utilização de alimentos naturais
A utilização de alimentos naturais muitas vezes consegue segurar, controlar e diminuir a ansiedade dos pacientes, pois uma série de alimentos calmantes e tranquilizantes são inseridos na dieta do jovem ansioso, como suco de maracujá, suco de laranja, chá de camomila, alface, castanha do Pará e muitos outros.
Utilização de medicamentos
A utilização de medicamentos só pode ser utilizada quando for prescrita por um neurologista ou então por um psiquiatra. Esse tipo de tratamento para ansiedade só é utilizado quando o paciente está na fase crônica da patologia.
Plano de saúde é aliado no tratamento da ansiedade
Todos sabemos quão difícil é conseguir uma consulta ou então um tratamento adequado pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Dessa forma, possuir um plano de saúde é uma ótima opção para que um tratamento de qualidade seja oferecido ao paciente que esteja sofrendo com a ansiedade.
Ser segurado por um plano de saúde proporciona a chance desse paciente ser atendido por um médico especialista no assunto, como um psiquiatra, por exemplo que poderá encaminhar esse paciente a um psicólogo para sessões de terapia e também para um nutricionista que irá inserir alimentos saudáveis com ações calmantes e relaxantes na dieta desse paciente, potencializando assim as chances de cura.
Caso o paciente chegue à fase crônica da doença e necessite de medicamentos, esses podem ser adquiridos de maneira menos dispendiosa nas farmácias dos planos de saúde, diminuindo os gastos e aumentado as chances de cura.
Ter um plano de saúde é algo mais do que essencial tanto para saúde física quanto para a saúde psicologia. Seja um plano individual, familiar ou coletivo. É necessário estar preparado para tudo! Se você ainda não possui um plano de saúde, entre agora mesmo em contato com as operadoras de saúde de sua região e contrate um plano de saúde que se molde às suas necessidades. Estar seguro quando o assunto é saúde não tem preço.