Ambulatório: o que é, como funciona, plano de saúde e mais!
Podemos falar que o ambulatório é um espaço onde se presta serviços de saúde – principalmente para os casos de baixa complexidade e que não ofereçam risco a vida do paciente.
A grande vantagem, é que você não precisa realizar nenhum atendimento prévio, como na maioria das consultas médicas. Entretanto, é por conta disso que as pessoas confundem um ambulatório com hospitais.
A assistência médica ambulatorial – também conhecida como AMA – funciona de maneira auxiliar, atendendo as demandas que chegam aos hospitais. De certa forma, ela atua como um processo ágil – tornado mais prático e fácil o agendamento de consultas, exames e entre outros.
Os pacientes que procuram o ambulatório geralmente sofrem com alguma doença crônica e de evolução lenta e duração prolongada – diferente dos casos tratados no pronto-socorro, que exigem cuidados mais imediatos.
Entendendo o plano de saúde ambulatorial!
Diferente de um plano hospitalar, na modalidade ambulatorial cobra apenas a assistência médica ambulatorial – que não possui internação e nem a realização de procedimentos de alta complexidade.
Nessa modalidade, você conta com serviços de consultar médicas ilimitadas, consultas de pré-natal, diálise, hemodiálise, radioterapia, hemoterapia ambulatorial, procedimentos clínicos e atendimento de urgência e emergência nas primeiras 12 horas.
É um ótimo tipo de plano para quem quer economizar, mas ter ao menos o mínimo de serviços para cuidar da saúde.
Ficou interessado? Faça uma cotação online e gratuita!
Quando buscar atendimento ambulatorial?
O ambulatório oferece assistência médica apenas para quadros clínicos crônicos e de menor complexidade. Além disso, ele funciona como um complemento para o atendimento prestado no pronto-socorro – e isso ocorre apenas quando há a necessidade da realização de curativos e administração de medicamentos.
No ambulatório, você vai encontrar processos de acompanhamento e investigação minuciosa de problemas de saúde que não apresentam gravidade – sem necessidade de internação, exames complexos etc. Mas lembre-se, em casos de urgência e emergência que chegam nos ambulatórios, são encaminhados rapidamente para hospitais.
No ambulatório, você pode realizar alguns exames clínicos, como:
- Exames laboratoriais;
- Tomografias;
- Radiografias;
- Ultrasonografias.
Quais os atendimentos de um ambulatório?
Em um ambulatório, nós temos disponível um conjunto de serviços especializados – que garantem um atendimento terapêutico eficaz, assim como o diagnóstico e bem-estar do paciente.
Nesse ambiente podemos encontrar várias especialidades para tratamento, diagnóstico e investigação de diversos quadros clínicos. Entretanto, se os cuidados no ambulatório não forem suficientes para atender o paciente ou se o quadro apresentar um risco de vida, ele será transferido imediatamente para um pronto-socorro.
Entre os diversos tipos de assistência médica que podemos encontrar nessas unidades de saúde, temos:
- Pediatria;
- Ginecologia;
- Clínico geral;
- Ortopedia.
Quais as vantagens?
Uma das grandes vantagens da assistência médica em ambulatório, é o atendimento e a atenção básicas que o paciente irá receber – além da retenção da grande demanda dos hospitais. Isso garante que as consultas sejam práticas e eficazes, oferecendo diversas especialidades, serviços de apoio, diagnóstico, curativos e entre outros.
O ambulatório é ótimo para poupar o tempo que a maioria dos brasileiros passa nas filas dos hospitais – seja para apenas tratar de uma gripe, resfriado, dor etc.
É importante ressaltar que os ambulatórios podem ser encontrados em diversas regiões de uma cidade, com os mesmos atendimentos e especialidades. Pesquisa qual a mais próxima da sua casa e consulte o que ela tem a oferecer!