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Bem estar Dieta Saúde

Alimentos que ajudam a obter um melhor desempenho nos estudos

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Quando se fala em estudar, parece que é algo muito simples. Basta pegar um papel, uma caneta e um bom livro ou artigo e ler repetidamente até entender e compreender tudo. Será que é só isso? Definitivamente não. A tarefa nem sempre é fácil e, muitas vezes, o sono e a preguiça acabam vencendo. Sem contar que guardar informações pode ser muito simples para uns e muito difícil para outros. Além disso, o que muitas pessoas não sabem é que o tipo de alimentação está diretamente ligado à facilidade ou não de parar para estudar.

É isso mesmo! O que você escolhe para colocar no seu prato na hora do almoço ou do jantar, influencia diretamente no seu rendimento nos estudos. Além disso, é preciso ter cuidado e comer pequenas porções a cada 3 horas. Isso fará com que a digestão seja mais fácil e ajudará a ter mais disposição para a leitura.

Dica para quem tem problema de concentração

Muitas pessoas reclamam que não conseguem se concentrar para estudar. Sabe quando você começa a ler algo e quando nota não está absorvendo nada do que leu? O pensamento fica tão disperso que é como se você não tivesse lido nada.

Nesses casos, os alimentos também podem ajudar. A dica é comer alimentos que ofereçam energia, para que você tenha como manter o cérebro ativo, mas que essa energia tenha absorção lenta pelo organismo. Para conseguir isso, é importante aumentar a quantidade de fibras consumidas junto com o restante da comida. Por exemplo, se for fazer um lanchinho, opte pelas barrinhas de proteínas, que são ricas em fibras.

Você tem preguiça?

Todo mundo já teve pelo menos um dia no qual a preguiça foi tão forte que a vontade mesmo é de não fazer nada. Porém, os compromissos existem e estudar é necessário. No geral, essa vontade de não fazer nada vem de uma alimentação muito pesada, cheia de gorduras ou de açúcar. Os salgadinhos e as bolachas recheadas, que muitas vezes são degustados durante o dia, entram para essa listinha dos alimentos que dão preguiça.

Esse tipo de alimento é mais complicado para ser digerido e, com isso, o organismo acaba gastando mais tempo e desviando mais sangue e oxigênio para o aparelho digestivo, quando na verdade ele precisaria estar mandando esse oxigênio para o cérebro. Faça refeições mais leves e coma mais frutas, verduras e fibras para melhorar isso.

Acabe com o sono

Cafeína pode ser uma boa aliada, mas nem todas as pessoas são sensíveis a ela. Muitas, mesmo bebendo café não conseguem que o sono acabe e o excesso de cafeína pode atrapalhar a concentração, fazendo o efeito contrário. Nesses casos, um suco feito frutas e pó de guaraná pode ser uma ótima opção. É só não exagerar no pó de guaraná.

Memória afiada

Para ter uma boa memória e conseguir gravar tudo o que leu, coma alimentos ricos em ômega 3, zinco, colina e vitaminas do complexo B, como salmão, truta, atum, linhaça, frutas e fígado.

Com uma alimentação adequada e balanceada, o estudo ficará bem mais fácil e proveitoso.

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