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Dieta Exercícios Físicos

Alimentos para consumo antes e depois de atividades físicas

Leitura: 4 min
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De tempos para cá houve uma mudança nos hábitos de vida de muitas pessoas mundo afora. É cada vez maior o número de pessoas que buscam praticar atividades físicas visando uma vida mais saudável, tranquila e feliz.

Porém, independentemente de qual seja o objeto da prática de atividades físicas é necessária uma atenção especial para os alimentos a serem ingeridos antes e depois de qualquer esporte que tenha sido praticado. Nutricionista de planos de saúde dão as dicas e sugerem quais alimentos devem ser ingeridos antes e depois das atividades físicas. Confira alguns exemplos no texto a seguir.

Alimentação antes das atividades físicas

Nosso organismo funciona como um carro, ou seja, precisa de combustível para se movimentar e realizar diversas funções. O combustível do corpo humano é o alimento. Quem não se alimenta antes de praticar atividades físicas pode ter uma série de problemas como hipoglicemia – que é a queda dos níveis de glicose no sangue, que pode culminar em tonturas, fraquezas e até mesmo desmaios que podem acarretar em uma série de lesões.

Os alimentos a serem ingeridos antes da prática de atividades físicas devem conter carboidrato em sua composição, principal nutriente fornecedor de energia, portanto, muitos nutricionistas de planos de saúde recomendam a ingestão dos seguintes alimentos antes de iniciar qualquer prática esportiva:

  • Banana;
  • Mamão;
  • Chia;
  • Aveia;
  • Mel;
  • Pães (de preferência os integrais);
  • Sucos de laranja, mamão, abacaxi, acerola (naturais)

É importante salientar, que esses alimentos devem ser ingeridos cerca de 45 minutos antes do início de toda e qualquer atividade física, para evitar desconfortos gástricos.

Alimentação depois das atividades físicas

Assim que terminamos de realizar toda e qualquer atividade física nosso corpo gastou o combustível que foi ingerido, além é claro de reservas energéticas provenientes do organismo, portanto é o momento de recompor essas reservar para que problemas não ocorram.

Sempre que uma atividade física é realizada, pequenas lesões surgem em nosso corpo, independentemente do tipo de atividade física que foi praticada, seja um treino de musculação, ou então uma sessão de corrida, caminhada, ou então o simples pedalar em uma bicicleta. Dessa forma, para recompor o que foi lesado durante a atividade física, nutricionistas de planos de saúde recomendam e prescrevem a ingestão de alimentos que sejam ricos em proteínas, entre os principais podemos citar:

  • Carne de frango;
  • Leites e iogurtes (de preferência os desnatados sem gordura);
  • Queijo branco;
  • Ovos (de preferência cozidos);
  • Salmão;
  • Quinoa.

Além de alimentar corretamente antes e depois de qualquer atividade física nutricionistas de planos de saúde alertam também para a ingestão correta de líquidos a fim de evitar processos de desidratação, algo totalmente maléfico a todo e qualquer organismo, principalmente agora que já estamos na primavera e o verão está logo aí, trazendo consigo altas temperaturas.

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