Ir para o conteúdo
Saúde da mulher

Adolescentes: 7 coisas que você deve esperar na sua primeira mamografia

Leitura: 5 min
4860 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

A adolescência é um período de descobertas, alteração de hormônios e mudanças no corpo também – o que sugere vários cuidados, incluindo a primeira mamografia! Para as meninas, então, começa uma época que só vai terminar lá na menopausa: a da série de exames anuais de rotina e que pretendem prevenir e diagnosticar o mais precocemente possível qualquer problema com o complicado aparelho reprodutor feminino.

Não resta dúvida que o plano de saúde tem papel fundamental nessa fase, que no barato leva, pelo menos, umas três décadas. E hoje em dia, com todas as facilidades dos planos de saúde individuais, quanto antes começar o preventivo melhor, por isso não espere até os 30 anos para prevenir o câncer de mama.

Veja agora 7 coisas que você deve esperar neste seu primeiro exame, por que uma coisa é certa: a primeira mamografia a gente nunca esquece.

1. Use seu plano de saúde para marcar a época certa

O primeiro passo é aprender a marcar a época certa da mamografia. Como com o plano de saúde você não precisa enfrentar filas longuíssimas de espera e rezar para que o exame caia no período certo, basta ligar e agendar com antecedência a data que for melhor para você – sendo um exame que deve estar obrigatoriamente disponível no seu plano de acordo com a ANS.

Mas preste atenção: ela deve estar entre a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual, porque é quando há menos densidade do tecido glandular das mamas, favorecendo o exame e os seios também estão menos sensíveis.

2. Prepare-se para o incômodo

Ele varia muito de mulher para mulher, mas de alguma forma sempre está lá. O que acontece é que é preciso fazer uma certa compressão nos seios para obter a melhor qualidade nos exames. Algumas mulheres sentem dor, outras apenas um incômodo, mas não se assuste: é perfeitamente normal e dura apenas poucos minutos,

3. Tem prótese? Não esqueça de avisar na hora da mamografia

Cada vez mais comuns, as próteses de silicone podem interferir no resultado, por isso não esqueça de avisar ao técnico que executar a sua mamografia. Assim ele poderá ajustar a dose certa de radiação para obter um resultado bem preciso.

4. Não passe produtos cosméticos ou de higiene

Pode parecer estranho, mas o melhor é não passar nenhum tipo de produto nos seios nem nas axilas, como cremes hidratantes, desodorantes etc. A presença deles pode gerar imagens confusas que acarretem em falsos resultados. Se o exame for no final da tarde e você não tiver como ficar sem o produto, lave bem o local antes da mamografia.

5. Atenção às roupas

Em várias clínicas e laboratórios de imagens da rede conveniada há camisolões próprios para uso na hora do exame, mas em todo caso é melhor se prevenir e ir com roupas em duas peças separadas, que possam ser tiradas de forma independente. Assim, mesmo na hora de vestir o avental, você não perde tempo e agiliza a fila das outras beneficiárias.

6. Obedeça às recomendações do técnico

Nem sempre a posição correta é a mais confortável, mas ela é indispensável para obtenção de um resultado fiel. Obedeça às recomendações do técnico de radiologia e não mude, porque qualquer alteração pode influenciar no resultado. E aí você pode ter um diagnóstico errado ou ter que repetir tudo de novo mais adiante.

7. Segure a curiosidade

Difícil segurar a curiosidade quando o assunto é a nossa saúde, não é mesmo? Mas lembre-se que apenas o ginecologista do seu plano de saúde está apto a interpretar os resultados – nem mesmo o técnico que procede o exame tem aptidão para isso. Então quando o exame chegar ao fim, pergunte a data estimada de entrega e já marque uma consulta com seu ginecologista. Ele analisará os resultados e verá em que caso você se encaixa, explicando tudo direitinho para você.

Não há motivos para preocupação na sua primeira mamografia, vá calma e aproveite essas dicas para fazer com que tudo corra melhor ainda.

Para quem ainda não tem plano de saúde a dica é fazer um agora mesmo, principalmente as mulheres em idade fértil: converse com um vendedor especializado e conheça todas as vantagens de fazer um plano com obstetrícia.

Faça uma simulação online e veja como é muito fácil ficar tranquila em relação à sua saúde!

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: