Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Acupuntura: o que é, benefícios e cobertura do plano de saúde!

Leitura: 6 min
150 visualizações

A acupuntura é uma técnica de origem chinesa – onde consiste na aplicação de finas agulhas em determinadas partes do corpo. Ela pode ajudar na imunidade, problemas emocionais e outras condições físicas.

Essa técnica é milenar, tendo a ideia de que o corpo é comporto por energia – que se acumula em diversas regiões do corpo, que são denominados de meridianos. Caso o fluxo de energia estiver desalinhado, pode provocar dor, fraqueza, cansaço e inflamações.

Sendo assim, a acupuntura tem como objetivo ajustar o equilíbrio do corpo, fazendo com que a energia circule com harmonia – até mesmo fazendo desencadear alguns efeitos anti-inflamatórios e até analgésicos. Mas lembre-se, essa prática deve ser realizada apenas por profissionais da área e sob prescrição médica!

Geralmente, uma sessão de acupuntura pode durar de 15 a 30 minutos – sendo que a partir desse tempo não existem mais benefícios e o mais indicado é encerrar a sessão. Você pode fazer essa técnica de 1 a 3 vezes por semana.

Conheça alguns dos benefícios que a acupuntura pode trazer!

A técnica pode ser utilizada para auxiliar no sistema imunológico, tornando-o mais resistente. Além disso, ele pode ser benéfico para o tratamento de algumas condições, podemos citar algumas como:

  • Ansiedade;
  • Quimioterapia;
  • Gengivite;
  • Faringite;
  • Dores de cabeça;
  • Enxaqueca;
  • Sinusite;
  • Rinite;
  • Resfriado;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Estresse;
  • Artrites diversas;
  • Prisão de ventre;
  • Úlcera duodenal

Como é feito o tratamento com acupuntura?

A acupuntura tradicional é executada com o uso de agulhas bem finas – que são descartáveis – e que possuem comprimentos e larguras variadas. Sua aplicação é feita em partes diferentes da pele, tendo como base as condições que o paciente está passando.

As sessões são feitas por um profissional da área e não é necessário o uso de anestesia – isso porque a técnica é minuciosa, e as agulhas tão finas que você não sente!

Geralmente, uma sessão de acupuntura pode durar de 15 a 30 minutos – sendo que a partir desse tempo não existem mais benefícios e o mais indicado é encerrar a sessão. Você pode fazer essa técnica de 1 a 3 vezes por semana.

Quais os pontos de acupuntura?

Os pontos que são utilizados na técnica – que também podemos chamar de acupontos – são regiões pequenas na pele que estão conectados aos meridianos do corpo, que são os canais de energia que o corpo possui.

A acupuntura, assim grande parte da medicina tradicional e a cultura chinesa, lida com a energia – que é denominada de Qi – através de práticas como o Tai Chi Chuan e o Qi Gong.

De acordo com essa técnica chinesa, existem mais de 300 acupontos que passam pelos 12 meridianos de energia.

Através da estimulação dos meridianos nos lugares corretos, é possível realizar alterações no Qi – onde podemos equilibrar o corpo, órgãos e/ou mente. Assim a técnica é capaz de causar benefícios à saúde do paciente.

Saiba quais os seus tipos?

Há muitas técnicas diferentes de acupuntura, que conseguem tratar diversas condições e amenizar outros problemas de saúde. Entretanto, separamos algumas que são bem populares:

Estética

Como o nome já diz, é a técnica voltada para fins estéticos – podendo melhorar e estimular a produção de colágeno, ajudar na elasticidade da pele, combater as rugas, a gordura localizada e ainda auxiliar na recuperação dos músculos!

Sua aplicação é feita na região da cabeça, pescoço e rosto. Geralmente, seu procedimento é tão eficaz que pode ser mais natural do que o botox – que demora bastante para ter algum efeito.

Eletroacupuntura

Aqui os fins são mais para o bem-estar e a saúde do paciente – pois essa técnica pode aliviar dores crônicas, principalmente as causadas na coluna e fibromialgia. Além disso, ela também pode ser eficaz na qualidade do sono.

Esse tipo é um pouquinho atual, sendo feito por agulhas acopladas em eletrodos que emitem pequenos impulsos pelo corpo. Além de melhorar a dor, ela produz relaxamento – reduzindo a ansiedade e o estresse.

Auricular

Essa técnica pode ser realizada com ou sem agulhas – auxiliando tanto em doenças físicas como emocionais. Aqui, podemos utilizar as agulhas ou sementes de mostarda em pontos de equilíbrio na região das orelhas.

Essa é uma das técnicas que teve sua comprovação cientifica, sendo bastante recomendada para quem tem muitas dores na região das costas!

Para emagrecer

Dentro de toda a história da medicina chinesa, há a crença de que a obesidade pode provocar um forte desequilíbrio no corpo – sendo o fator principal para problemas na tireoide, alterações hormonais, no fígado, rins e o baço.

Essa técnica consegue estimular o fluxo de energia pelo corpo, alterando os níveis de hormônios que despertam a fome e auxiliando na perda do peso. Mas não adianta apenas a acupuntura, é preciso ficar atento a uma dieta saudável.

Plano de saúde cobre acupuntura?

Se olharmos para o Rol de Procedimento da Agência Nacional de Saúde – também conhecida como ANS – veremos que os planos de saúde possuem cobertura para acupuntura.

Entretanto, a ANS não determinada a quantidade máxima ou mínima de sessõoes – sendo assim, é necessário conferir com a operadora do seu plano de saúde.

Para que você encontre uma clínica que ofereça essa terapia, é necessário verificar se esse tipo de cobertura é oferecida para o seu tipo de plano de saúde!

Faça uma cotação rápida e fácil de um plano de saúde

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: