fbpx
Ir para o conteúdo
Câncer Para Homens Saúde

A Masturbação previne o Câncer de Próstata?

Quem diria: a masturbação ajuda a prevenir o câncer de próstata. Veja o que os cientistas e Harvard descobriram a respeito!

Leitura: 6 min
668 visualizações

São mais de 62 mil casos por ano, só no Brasil. O câncer de próstata assusta, e não é à toa. Ele é a segunda maior causa de morte por tumor entre os homens em todo o mundo. Mas há duas coisas que a maioria dos homens não sabem e que poderia ajudar a reduzir esse índices.

A primeira é que em 90% dos casos o câncer de próstata tem cura, desde que o diagnóstico seja precoce. Por isso, ter um plano de saúde para estar sempre em dia com os exames e ter acesso aos melhores especialistas é fundamental.

Clique aqui e peça uma cotação de um plano.

A segunda é que a masturbação pode reduzir o risco de desenvolver a doença – aliada, é claro, a outros fatores. Afinal, o ritmo de vida também colabora bastante para a prevenção, principalmente para quem já passou dos 40. Veja por quê!

Prevenção do câncer de próstata ao alcance das mãos

Praticar exercícios, não fumar, ter uma alimentação saudável, evitar o excesso de álcool também têm bastante influência para evitar o desenvolvimento da doença. Mas pesquisas recentes apontam um caminho preventivo do câncer de próstata que muita gente sequer imagina: a masturbação.

Hoje, é largamente conhecido o fato de que quanto mais conhecermos nosso corpo, melhor para a saúde. É através do toque e da observação que percebemos pequenas anomalias que podem ser sinais precoces de que alguma coisa não vai bem. E, para a maioria absoluta das doenças, quanto antes for dado o diagnóstico, melhor.

câncer de próstata

No caso do câncer de próstata, no entanto, o que as pesquisas mostram é que a frequência de ejaculações pode proteger significativamente o órgão. Em Harvard, os cientistas fizeram um estudo sobre os hábitos sexuais de mais de 32 mil homens.

O resultado é que o câncer de próstata se mostrou menos propenso em aparecer nos que tinham maior taxa de ejaculação. O estudo foi publicado na European Urology.

Por que a masturbação previne contra o câncer de próstata

A próstata é o órgão responsável pela produção de sêmen. Para os pesquisadores, a masturbação ajuda a prevenir tumores, porque a ejaculação ajuda a retirar da próstata toxinas presentes no sêmen.

Dessa forma, haveria uma redução considerável de substâncias nocivas que podem causar irritação e ao aparecimento de tumores. No entanto, o estudo não conseguiu determinar se, nesse caso, há diferença entre a ejaculação através da relação sexual ou da masturbação.

O que se sabe é que, de acordo com os cientistas, homens que ejaculam 21 vezes por mês conseguem reduzir em até 33% o risco de câncer de próstata. Para quem não tem uma companhia tão disposta, a masturbação diária pode ser uma solução mais saudável do que você imaginou até agora.

O que causa o câncer de próstata

Apesar de a causa exata ainda não ter sido descoberta, hoje sabe-se que a mutação no DNA das células da próstata para se desenvolverem em tumores pode ocorrer de diversas formas.

As mutações podem ser genéticas hereditárias, o que responderia por 5% a 10% dos casos de câncer de próstata. Nesse caso, podem ocorrer nos genes RNASEL, BRCA1, BRCA2, nos genes de reparação de incompatibilidade do DNA e no HOXB13.

Por outro lado, as mutações genéticas também podem ver adquiridas, ao longo da vida. Elas ocorrem quando ocorrem erros em uma célula quando se divide para formar novas células. Nesse momento, pode ocorrer erro na cópia do DNA, passando o defeito para as novas células. Esse tipo de mutação genética parece ser o mais comum.

O aparecimento do câncer de próstata também pode estar relacionado ao aumento na taxa de alguns hormônios. Os andrógenos, por exemplo, promovem o crescimento celular do órgão e, quando em níveis elevados, podem causar o tumor.

Uma simples inflamação na próstata também pode levar ao câncer. A questão é que tanto as mutações quanto a inflamação podem ser causadas por vários fatores. Exposição à radiação ou a ingestão de substâncias cancerígenas são alguns dos fatores.

câncer de próstata

Masturbação não deve ser o único fator de prevenção

Por isso mesmo, a masturbação não deve ser o único fator de prevenção. Na verdade é preciso alinhá-la aos diversos fatores de risco.

De acordo com os especialistas, um homem que quer ficar longe da mesa de cirurgia deve ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios de forma regular, evitar o excesso de álcool, não fumar e estar sempre em dia com os exames.

Nesse cenário, o plano de saúde é fundamental para a prevenção e o diagnóstico precoce. Sempre que houver alguma suspeita, converse com seu médico do plano de saúde e não perca as avaliações periódicas. Lembre-se: o câncer de próstata tem cura em 90% dos casos.

(Fontes: Viver Bem, Jornal Ciência, Oncoguia)

Faça agora mesmo seu plano de saúde ou dê um upgrade no seu plano atual. Fale com um vendedor especializado clicando aqui e garanta a sua tranquilidade!

Denise
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Denise Huguet

Jornalista formada pela PUC-RJ com certificação pela Rockcontent em produção de conteúdo. Já fui repórter, redatora, editora, assessora de imprensa e apresentadora de telejornal com passagens por jornais como O Globo, O Fluminense, A Tribuna e várias instituições de pesquisa e ensino. Desde 2010 me dedico integralmente à produção de conteúdo. Portfólio: https://denisehuguet.wixsite.com/dhcomunicacao

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: