fbpx
Ir para o conteúdo
Para Idosos Planos de Saúde Saúde

A importância do plano de saúde para quem tem Alzheimer

Leitura: 4 min
862 visualizações

Um pequeno ensaio clínico pode significar um grande avanço na luta contra o Alzheimer, doença que afeta mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo, 1,2 milhão só no Brasil. Um fármaco experimental – o LMTM, da empresa TauRx Therapeutics, de Cingapura – aparentemente consegue reduzir o acúmulo da proteína Tau, que acontece quando o cérebro não funciona adequadamente, provocando a degeneração dos neurônios. A desaceleração da atrofia cerebral foi notada em um grupo de 100 pacientes que usaram o LMTM como terapia única, mas a conclusão do estudo da droga anti-tau ainda depende de pesquisas adicionais. Hoje, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, há 100 mil novos casos por ano, número que deve dobrar até 2030. A cobertura de um plano de saúde é fundamental para os portadores da doença.

Risco duplica a cada cinco anos a partir dos 65 anos de idade

Entre os idosos, o Alzheimer é a causa mais comum de demência, cujo risco de desenvolvimento duplica a cada cinco anos a partir dos 65 anos de idade – mas de cada duas pessoas com Alzheimer, apenas uma sabe que tem a doença. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que até 2050 o número de casos aumente em até 500% só na América Latina. No Brasil, há 22,3 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos, um público que encontra nos planos de saúde a melhor chance de acompanhamento médico de qualidade.

Plano de saúde oferece tratamento de qualidade para quem tem Alzheimer

A doença não tem cura, mas pode ter seus sintomas reduzidos e o agravamento das complicações cerebrais pode ser evitado, retardando a perda da memória. Pelo plano de saúde individual para idosos é mais fácil evitar a progressão dos sintomas, já que a melhor abordagem é a multidisciplinar. Além da administração de medicamentos – antipsicóticos, ansiolíticos, antidepressivos e remédios próprios para Alzheimer – é muito importante também a elaboração de uma dieta rica em vitamina C, E e ômega 3. O nutricionista do plano de saúde é fundamental para a elaboração do plano alimentar mais adequado.

Fisioterapia do plano de saúde reduz as limitações físicas

Por outro lado, a fisioterapia também tem importante função no tratamento de Alzheimer como forma de diminuir as limitações físicas e restabelecer a facilidade de andar e se equilibrar. O fisioterapeuta deverá passar exercícios de fácil compreensão e que devem ser feitos pelo menos 3 vezes por semana para ajudar a fortalecer os músculos, melhorar a coordenação motora, a flexibilidade e o equilíbrio, evitar dor nos músculos e nas articulações, prevenir quedas e fraturas, aumentar os movimentos peristálticos do intestino facilitando seu funcionamento e ainda evitar o surgimento de escaras em pacientes acamados.

Tratamentos alternativos também são indicados

O idoso com Alzheimer pode fazer o tratamento completo pelo plano de saúde, inclusive com alguns tratamentos alternativos, como a terapia ocupacional e a psicoterapia, especialmente indicadas na fase inicial da doença. Jogos e pequenas atividades servem para estimular a memória, melhorando o dia a dia e a qualidade de vida do paciente. A ideia é fazer com que ele não perca o vocabulário e não esqueça a utilidade dos objetos, por exemplo. A estimulação social também é importante pela família e amigos como forma de retardar o esquecimento das pessoas mais próximas.

Na hora de contratar o plano de saúde, converse com o vendedor especializado sobre as necessidades especiais do paciente. Prime pela qualidade do atendimento e também pela proximidade dos profissionais com a casa do idoso.

Faça uma simulação de preços online totalmente sem compromisso e veja como é fácil garantir o melhor atendimento pelo plano de saúde.

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: