Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

A importância do plano de saúde no tratamento da obesidade

Leitura: 5 min
6791 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

A obesidade é atualmente considerada uma doença epidêmica e que tende a crescer em todo o mundo. O estilo de vida cada vez mais sedentário junto aos péssimos hábitos alimentares, estão tornando as pessoas cada vez mais obesas – é por isso que o tratamento da obesidade é importante nos dias de hoje!

Estudos realizados em diferentes países e regiões mostram números alarmantes, na China 15% da população é obesa, enquanto que nos EUA esse percentual dobra, hoje cerca de 30% dos estadunidenses são obesos. No Japão e na Europa a obesidade atinge pouco mais de 20% da população, enquanto que no Brasil a porcentagem de obesos é de 12%.

Os planos de saúde podem ser grandes aliados no combate dessa doença.

O que é obesidade?

A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Ao se acumular no corpo e tecidos, essa gordura pode trazer ou então desencadear uma série de problemas à saúde do indivíduo obeso.

A Organização Mundial da Saúde – OMS, considera a obesidade um problema de saúde pública tão importante quanto a desnutrição.

Principais doenças relacionadas à obesidade

A obesidade pode trazer uma série de riscos e doenças para a pessoa obesa, entre as principais estão:

  • Hipertensão arterial – conhecida como pressão alta;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Colesterol alto;
  • Diabetes;
  • Câncer;
  • Infertilidade em homens e mulheres;
  • Pedra na vesícula;
  • Úlceras;
  • Sobrecarga nas articulações;
  • Aumento do risco de AVC.

Sistema Único de Saúde é lento e ineficaz

O Sistema único de Saúde – SUS é conhecido por suas longas filas de espera no que diz respeito ao agendamento de consultas, exames e solução de problemas. Muitos obesos hoje recorrem ao SUS como forma de reverter seus quadros de obesidade, porém não conseguem obter qualquer tipo de êxito, uma vez que se depara com profissionais sobrecarregados e com poucos recursos à disposição.

Plano de saúde é um importante aliado no tratamento da obesidade 

Tendo em vista o cenário conturbado e pouco resolutivo do SUS, a melhor saída é sem sombra de dúvidas o paciente recorrer a um plano de saúde. Enquanto que consultas particulares com endocrinologistas, nutrólogos e nutricionistas não são tão baratas, a maioria dos planos de saúde podem oferecer todos esses atendimentos à um preço justo e acessível a pacientes que buscam reverter seus quadros de obesidade.

Diferente do que muitas pessoas pensam e imaginam, atualmente existem uma série de pacotes dentro dos planos de saúde, a história de que as mensalidades de planos de saúde são abusivas e que apenas poucas pessoas podem pagar já caíram por terra há muito tempo.

Além disso, quem possui plano de saúde e precisa de consulta médica consegue ser atendido em curto espaço de tempo. De acordo com a resolução 295/11 determinada pela ANS – Agência Nacional de Saúde, as operadoras de planos de saúde são obrigadas a disponibilizar atendimentos dentro de alguns prazos.

Prazos para atendimento de obesos em planos de saúde

Pacientes que necessitam de um tratamento da obesidade, como consultas em clínicas médicas, cardiologia e ortopedia devem ser atendidos no máximo em até 7 dias, já pacientes que buscam por uma consulta com nutricionista não esperam mais do que 10 dias para atendimento, enquanto que serviços de diagnóstico por laboratório devem ser realizados em até 3 dias. Internações em caso de urgência e emergência devem ocorrer de maneira imediata.

Pacientes obesos que pagam por planos de saúde são atendidos dentro desse prazo, afinal trata-se de um direito adquirido. Infelizmente obesos que necessitam do SUS estão a mercê da sorte.

Se você é um obeso e quer um acompanhamento de qualidade para reverter esse quadro, basta entrar em contato com as operadoras de planos de saúde de sua região, elas terão o plano que irá suprir suas necessidades e que caberá no seu bolso. Contar com um plano de saúde, é o primeiro passo para vencer a obesidade.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: