Ir para o conteúdo
Saúde odontológica

A importância de um acompanhamento odontológico na terceira idade

Leitura: 5 min
4137 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, as cáries são o principal problema bucal entre os brasileiros, mas sua incidência está diminuindo em crianças, adolescentes e adultos.

Entre estes, o estudo mostrou ainda que a extração de dentes está sendo substituída pelo tratamento dentário – com certeza facilitado pela popularização dos planos odontológicos.

É na terceira idade, no entanto, que os cuidados devem ser redobrados, já que a perda dentária pode acarretar em diversos problemas para o idoso, da má alimentação a problemas de autoestima. Nessa fase da vida, são maiores os riscos de doenças periodontais, por isso o acompanhamento odontológico é fundamental.

Planos odontológicos ajudam a melhorar a qualidade de vida do idoso 

Hoje os planos odontológicos respondem por 21,9 milhões de contratos e aumentaram 0,82% só entre os meses de abril e junho de 2016, segundo os números da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reguladora das operadoras de planos de saúde.

Ao facilitar o acesso ao consultórios do dentista e aos tratamentos, os planos estão colaborando para melhorar a saúde bucal do brasileiro, mas para os idosos o acompanhamento odontológico é ainda mais importante, já que com a idade a salivação é reduzida, abrindo a porta para diversas doenças, inclusive a própria cárie.

Por outro lado, são maiores também os riscos do aparecimento de tumores, principalmente em fumantes ou em quem já tem uma predisposição genética, e o diagnóstico precoce pode melhorar a qualidade e assertividade do tratamento.

Acesso a dezenas de profissionais altamente qualificados

Outra vantagem é que os planos odontológicos, assim como os planos de saúde, oferecem uma grande gama de profissionais altamente qualificados, alguns deles especializados em saúde bucal do idoso. Um dos fatores mais importantes que devem ser observados é que o tratamento deve variar de acordo com as condições físicas do indivíduo, levando em consideração riscos e necessidades especiais.

Doenças como diabetes, insuficiência cardíaca ou problemas renais, por exemplo, podem influenciar de formas diferentes nos tratamentos odontológicos, assim como a interação de medicamentos.

Além disso, como em qualquer outra idade, no idoso a alimentação saudável é um fator preponderante para uma boa saúde dos dentes, tanto para a reposição de cálcio cuja perda é maior no idoso – e que deve ser de 1.200 mg/dia dos 50 aos 70 anos – quanto para evitar o acúmulo de açúcar, mesmo com uma boa escovação diária.

Segundo os especialistas é melhor comer uma quantidade maior de doce no final de semana do que uma balinha ou biscoito de hora em hora. Da mesma forma, a recomendação é evitar doces grudentos, mais difíceis de serem removidos mesmo com a escovação.

Limitações do idoso também são levadas em conta 

Por outro lado, a própria escovação deve ser recomendada pelo dentista, já que muitos idosos têm problemas motores. O profissional deverá levar em consideração as limitações do paciente e elaborar a melhor forma de limpeza dos dentes e da gengiva, com produtos e acessórios que otimizem a escovação, com indicação da melhor escova de dente e creme dental, a forma correta de uso do fio dental etc.

O impacto da saúde bucal para a qualidade de vida do idoso tem sido objeto de diversos estudos, que analisam os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. Uma dentição sadia melhora a autoestima, ajuda a manter uma estabilidade psicológica, colabora para que se relacione de forma mais agradável com as outras pessoas e, além de ser esteticamente mais agradável, favorece a habilidade para mastigar e sentir o sabor dos alimentos.

Por isso a melhor forma de manter suas consultas preventivas periódicas em dia é fazer um plano odontológico, tendo à sua disposição dezenas de profissionais altamente capacitados, com o que há de mais moderno em odontologia à sua disposição e bem pertinho da residência do idoso. Os valores mensais são muito mais em conta do que qualquer tratamento dentário e a cobertura sob medida para a sua necessidade.

Faça um plano odontológico agora mesmo: entre em contato com um vendedor especializado e conheça todas as vantagens oferecidas. Todo idosos merece melhorar a sua qualidade de vida.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: