Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Plano de saúde com enfermaria ou apartamento: qual escolher?

Leitura: 7 min
27121 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Você sabia que vários fatores influenciam no preço do seu plano de saúde? O tipo de acomodação, por exemplo, é um deles. Escolher entre enfermaria ou apartamento pode significar uma bela economia, desde que seja uma opção consciente. Veja qual a melhor escolha para o seu caso e as influências que isso tem na sua assistência médica.

Como escolher o melhor plano de saúde?

A escolha do plano de saúde deve considerar vários aspectos. O principal deles são as suas necessidades reais. Por exemplo, você precisa mesmo de uma abrangência nacional? Se quase não sai do seu estado ou município de domicílio, não há necessidade de uma rede tão grande.

Por outro lado, é preciso ver se o plano que se enquadra no seu orçamento tem realmente os especialistas que você precisa em outras palavras se vale apena realmente. Ou se está próximo do seu trabalho ou casa, caso a locomoção não seja muito fácil.

Se for homem, por exemplo, não precisará de cobertura obstetrícia — a menos que sua mulher ou filha esteja em idade fértil e o plano seja familiar.

Já se tiver dependentes crianças, idosos ou com necessidades especiais, seu plano de saúde deve abranger também o que eles precisam.

Com a escolha entre enfermaria ou apartamento não é diferente. Veja porquê.

Enfermaria ou apartamento: como fazer essa escolha?

É preciso estar consciente que tudo o que escolher antes da assinatura do contrato não poderá ser mudado depois. Por isso, é essencial fazer suas opções com calma, para evitar arrependimentos futuros.

O próximo passo é compreender a diferença entre enfermaria ou apartamento. Antigamente, enfermaria era um ambiente grande, cheio de leitos que ficam lado a lado. Entretanto,  esse conceito já mudou há muito tempo.

Hoje as enfermarias são quartos que geralmente abrigam no máximo 3 pessoas do mesmo sexo. Na verdade, nos melhores hospitais é comum não haver mais de 2 pacientes por enfermaria, com um banheiro em comum.

Essa medida faz parte das boas práticas em medicina, como uma forma de evitar as tão temidas infecções hospitalares. É por isso, também, que o tempo de internação está cada vez mais curto.

Apenas o necessário para o restabelecimento do paciente e ele já é liberado para casa, desde que devidamente recuperado, claro.

O apartamento, então, é apenas um pouco diferente. Ele é um quarto, bem-parecido com o da enfermaria, contudo, é exclusivo daquele beneficiário durante a internação. Assim, o banheiro também é único e há a possibilidade de ter um acompanhante, desde que previsto em contrato.

Vantagens e desvantagens

Enfermaria

A enfermaria é a acomodação que o paciente internado divide o espaço com outros pacientes, ou seja, a pessoa fica internada em um quarto coletivo.

Para enfermaria, os acompanhantes possuem horários menos flexíveis de acesso, isso porque a privacidade das outras pessoas que estão dividindo o quarto deve ser respeitada.

Por outro lado, o plano de saúde fica mais barato com a opção enfermaria.

Apartamento

Já o apartamento é a acomodação em que o paciente internado fica em um quarto privativo. Este tipo de acomodação gera uma maior privacidade ao paciente. Mas, vale ressaltar, que esta é a opção mais cara.

 

Mulher escrevendo no computador

Outras diferenças entre enfermaria ou apartamento

A questão do acompanhante, por exemplo, merece atenção à parte. Ele é garantido por lei para menores de 18 anos e maiores de 60 anos, mesmo que não haja previsão em contrato. Nesse caso, todas as despesas do acompanhante correm por conta da operadora de saúde.

No entanto, apenas nesse caso pode haver acompanhante na enfermaria. Além disso, o acompanhante seja do mesmo sexo que o paciente para evitar constrangimento ao companheiro do quarto coletivo.

Já no apartamento, o acompanhante pode ficar em tempo integral, mas apenas se houver recomendação médica. Sempre que o paciente for maior de 18 anos ou menor de 60 anos as refeições correm por conta do beneficiário.

Há outras diferenças entre enfermaria ou apartamento. Uma delas é o horário de visitas, que é um pouco mais flexível no quarto particular.

Por tudo isso, a enfermaria costuma significar uma economia ao contratar o plano de saúde. Por isso, preste bem atenção nos detalhes.

[rock-convert-cta id=”8049″]

Fique atento com os reajustes de mensalidade

Os planos de saúde individuais ou familiares só podem ser reajustados de duas maneiras:

·         De acordo com o reajuste anual, definido pela ANS, na data de aniversário do plano;

·         De acordo com o reajuste por mudança de faixa etária.

Em relação ao segundo item, solicite a empresa que vende o plano de saúde os valores das mensalidades de todas as faixas etárias, desse modo você conseguirá ter alguma ideia desses valores. O primeiro reajuste por mudança de faixa etária acontece aos 19 anos de idade. Após isso, ele ocorre de 5 em 5 anos, sendo o último reajuste, aos 59 anos de idade.

Preste atenção aos detalhes

Por exemplo, quais são os hospitais mais próximos da sua casa? Procure conhecer o tipo de acomodação que oferecem para se decidir entre enfermaria ou apartamento.

Por outro outro lado, se você está fazendo o plano de saúde para criança ou idoso, não precisa pagar a mais pelo apartamento se o direito de companhante já é garantido por lei.

Claro que você pode optar por ter ou oferecer mais privacidade, mas a diferença no valor da mensalidade pode ser determinante em alguns casos.

Então, na hora da escolha, procure conversar com calma com o vendedor. Ele é a pessoa mais indicada para esclarecer todos os detalhes e também dar as dicas dos melhores planos para a sua personalidade.

Faça uma cotação sem compromisso e tenha a tranquilidade necessária nas horas mais importantes da sua vida.

Denise
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Denise Huguet

Jornalista formada pela PUC-RJ com certificação pela Rockcontent em produção de conteúdo. Já fui repórter, redatora, editora, assessora de imprensa e apresentadora de telejornal com passagens por jornais como O Globo, O Fluminense, A Tribuna e várias instituições de pesquisa e ensino. Desde 2010 me dedico integralmente à produção de conteúdo. Portfólio: https://denisehuguet.wixsite.com/dhcomunicacao

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: