Ir para o conteúdo
Saúde da mulher

5 dicas para diminuir a infertilidade

Leitura: 5 min
3172 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Diferente do que muita gente pensa, a infertilidade pode acometer tanto homens quanto mulheres. Muitas vezes um casal só descobre que é infértil quando há tentativa de engravidar. A primeira coisa a ser feita para realmente constatar que existe infertilidade é consultar um médico e, a partir daí, realizar uma série de procedimentos ditas por ele. Porém, há algumas dicas que podem auxiliar na diminuição da infertilidade. No texto a seguir falaremos sobre esse delicado assunto. Confira:

O que é a infertilidade?

A infertilidade é uma condição médica que se refere à incapacidade de um casal conceber uma gravidez após um ano de relações sexuais regulares e desprotegidas (ou seis meses, se a mulher tiver 35 anos ou mais) sem o uso de métodos contraceptivos. A infertilidade pode afetar homens e mulheres e pode ter várias causas, sendo geralmente classificada em duas categorias principais:

  1. Infertilidade feminina: Isso ocorre quando a causa da infertilidade está relacionada à mulher. Algumas das causas mais comuns incluem distúrbios ovulatórios, bloqueio das trompas de Falópio, endometriose, problemas uterinos, idade avançada, obesidade, doenças crônicas, entre outras.
  2. Infertilidade masculina: Isso ocorre quando a causa da infertilidade está relacionada ao homem. As principais causas de infertilidade masculina incluem baixa contagem de espermatozoides, má qualidade dos espermatozoides, problemas de motilidade dos espermatozoides, obstruções no sistema reprodutivo masculino, entre outros.

Principais causas da infertilidade!

Nas mulheres:

  • Endometriose;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Muco cervical que impede a passagem dos espermatozoides;
  • Distúrbios hormonais;
  • Ligadura nas trompas.

Nos homens:

  • Espermatozoides pouco móveis;
  • Redução do número de espermatozoides;
  • Anormalidade de espermatozoides;
  • Vasectomia;
  • Problemas na produção de espermatozoide.

Dicas naturais para diminuir a infertilidade!

As principais dicas para diminuir a infertilidade são:

  • Praticar exercícios físicos regulares;
  • Ter uma alimentação saudável e balanceada;
  • Evitar abuso da pílula do dia seguinte;
  • Atentar-se aos dias férteis para tentar engravidar;
  • Os homens devem evitar roupas muito apertadas e evitar trabalhar em locais muito quentes.

Ter um plano de saúde pode ser de grande ajuda na diminuição da infertilidade!

Como todos sabemos, atualmente o SUS – Sistema Único de Saúde não traz quase nenhuma garantia de saúde e/ou assistência aos seus usuários, assim como depender da rede particular também não é fácil, devido a seus altos custos operacionais. Dessa forma, o ideal para a maioria dos brasileiros é ir em busca dos planos de saúde.

Um homem ou uma mulher que acredita ser infértil precisará passar por uma série de consultas, como profissionais da área da médica, como urologista, ginecologista e um endocrinologista, por exemplo. Consultas com esse tipo de profissionais são difíceis, de serem encontradas no SUS e muito caras na modalidade particular, sendo assim, ter um plano de saúde é sem sombra de dúvidas uma das melhores saídas.

Além das consultas, exames são necessários!

Além de ser necessário passar por consultas médicas, a pessoa que pode ser infértil terá que passar por uma série de exames para avaliar diferentes fatores, principalmente hormonais para que se chegue a uma constatação se ela é realmente infértil ou não.

Esses exames geralmente são caros e nem sempre são realizados pelo Sistema Único de Saúde. Sendo assim, ter um plano de saúde é também muito importante na realização de exames, tanto sanguíneos como de imagem para que se chegue a uma conclusão sobre a existência ou não de infertilidade.

Tratamento pode ser necessário!

Muitas vezes, após o diagnóstico de infertilidade ser concluído o/a paciente precisa passar por um tratamento, normalmente que visa repor hormônios ou então que estimule a gravidez. Esse tipo de tratamento não existe no SUS e é muito caro para ser realizado de maneira particular.

Nessas horas ter um plano de saúde é algo muito valioso, mas aqui cabe um parêntese, é necessário se atentar se o plano de saúde cobre esse tipo de tratamento, pois existem diversas modalidades de coberturas oferecidas pelo plano, e o momento certo de saber se o plano de saúde cobre ou não um tratamento para infertilidade é no momento de sua contratação.

Saúde é tudo!

Tenha um estilo de vida saudável, preocupe-se com sua alimentação e tenha um plano de saúde como retaguarda. Além de trazer segurança e tranquilidade para o casal quando o assunto é saúde, ele ainda é de grande auxilio no combate a infertilidade.

Caso ainda não tenha um plano de saúde entre em contato com as operadoras de saúde da sua região, escolha o que melhor se adapta ao seu estilo de vida e feche negócio. O futuro de sua família pode depender dessa ação.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: