fbpx
Ir para o conteúdo
Para Homens Para Mulheres Saúde

5 dicas para diminuir a infertilidade

Leitura: 4 min
338 visualizações

Diferente do que muita gente pensa, a infertilidade pode acometer tanto homens quanto mulheres. Muitas vezes um casal só descobre que é infértil quando há tentativa de engravidar. A primeira coisa a ser feita para realmente constatar que existe infertilidade é consultar um médico e, a partir daí, realizar uma série de procedimentos ditas por ele. Porém, há algumas dicas que podem auxiliar na diminuição da infertilidade. No texto a seguir falaremos sobre esse delicado assunto. Confira:

Principais causas da infertilidade

Nas mulheres:

  • Endometriose;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Muco cervical que impede a passagem dos espermatozoides;
  • Distúrbios hormonais;
  • Ligadura nas trompas.

Nos homens:

  • Espermatozoides pouco móveis;
  • Redução do número de espermatozoides;
  • Anormalidade de espermatozoides;
  • Vasectomia;
  • Problemas na produção de espermatozoide.

Dicas naturais para diminuir a infertilidade

As principais dicas para diminuir a infertilidade são:

  • Praticar exercícios físicos regulares;
  • Ter uma alimentação saudável e balanceada;
  • Evitar abuso da pílula do dia seguinte;
  • Atentar-se aos dias férteis para tentar engravidar;
  • Os homens devem evitar roupas muito apertadas e evitar trabalhar em locais muito quentes.

Ter um plano de saúde pode ser de grande ajuda na diminuição da infertilidade

Como todos sabemos, atualmente o SUS – Sistema Único de Saúde não traz quase nenhuma garantia de saúde e/ou assistência aos seus usuários, assim como depender da rede particular também não é fácil, devido a seus altos custos operacionais. Dessa forma, o ideal para a maioria dos brasileiros é ir em busca dos planos de saúde.

Um homem ou uma mulher que acredita ser infértil precisará passar por uma série de consultas, como profissionais da área da médica, como urologista, ginecologista e um endocrinologista, por exemplo. Consultas com esse tipo de profissionais são difíceis, de serem encontradas no SUS e muito caras na modalidade particular, sendo assim, ter um plano de saúde é sem sombra de dúvidas uma das melhores saídas.

Além das consultas, exames são necessários

Além de ser necessário passar por consultas médicas, a pessoa que pode ser infértil terá que passar por uma série de exames para avaliar diferentes fatores, principalmente hormonais para que se chegue a uma constatação se ela é realmente infértil ou não. Esses exames geralmente são caros e nem sempre são realizados pelo Sistema Único de Saúde. Sendo assim, ter um plano de saúde é também muito importante na realização de exames, tanto sanguíneos como de imagem para que se chegue a uma conclusão sobre a existência ou não de infertilidade.

Tratamento pode ser necessário

Muitas vezes, após o diagnóstico de infertilidade ser concluído o/a paciente precisa passar por um tratamento, normalmente que visa repor hormônios ou então que estimule a gravidez. Esse tipo de tratamento não existe no SUS e é muito caro para ser realizado de maneira particular. Nessas horas ter um plano de saúde é algo muito valioso, mas aqui cabe um parêntese, é necessário se atentar se o plano de saúde cobre esse tipo de tratamento, pois existem diversas modalidades de coberturas oferecidas pelo plano, e o momento certo de saber se o plano de saúde cobre ou não um tratamento para infertilidade é no momento de sua contratação.

Saúde é tudo

Tenha um estilo de vida saudável, preocupe-se com sua alimentação e tenha um plano de saúde como retaguarda. Além de trazer segurança e tranquilidade para o casal quando o assunto é saúde, ele ainda é de grande auxilio no combate a infertilidade. Caso ainda não tenha um plano de saúde entre em contato com as operadoras de saúde da sua região, escolha o que melhor se adapta ao seu estilo de vida e feche negócio. O futuro de sua família pode depender dessa ação.

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: