fbpx
Ir para o conteúdo
Bem estar

5 dicas para correr corretamente

Leitura: 4 min
439 visualizações

Cresce cada vez mais o número de pessoas que procuram praticar uma atividade física, seja ela por lazer, por saúde, ou então por estética. Nessa busca desenfreada por um estilo de vida mais saudável, um esporte vem ganhando cada vez mais adeptos: a corrida!

Correr traz uma série de benefícios aos seus praticantes, tais como aumento da capacidade pulmonar, alívio do estresse do dia a dia, fortalecimento muscular, além de queimar um número significativo de calorias, algo que ajuda a manter a boa forma em dia. Porém, antes de sair correndo por aí, é preciso se ligar em alguns aspectos. Confira a seguir algumas dicas valiosas para correr de maneira correta e saudável.

1. Liberação do médico

Algo mais do que fundamental para correr de maneira correta é saber se sua saúde está em dia. Sendo assim, nada melhor do que agendar uma consulta no seu plano de saúde e passar em médicos como cardiologistas e ortopedistas para saber se seu coração e seus ossos estão saudáveis e irão aguentar o esforço.

2. Utilize equipamentos adequados

Para correr corretamente nada melhor do que utilizar equipamentos adequados, como tênis, tecidos leves e vestimenta correta. Em caso de dúvidas, o fisioterapeuta e o ortopedista do seu plano de saúde certamente saberão lhe auxiliar nessa questão.

3. Tenha uma alimentação e hidratação corretas

Outra dica valiosa para usufruir totalmente dos benefícios da corrida é se alimentar e se hidratar corretamente. Saber quais alimentos comer antes e depois das corridas é de suma importância para uma boa performance e, consequentemente, para uma boa recuperação. O nutricionista do seu plano de saúde ficará muito feliz em lhe ajudar com essa questão.

4. Respeite seus limites

Todo esporte gera algum tipo de dor ou então incomodo, porém, é necessário saber quando a dor é suportável, ou então quando ela proveniente de lesão ou estresse da musculatura e tecido ósseo. Dessa maneira, respeitar seus limites e ir evoluindo aos poucos durante suas corridas é primordial para colher os benefícios desse esporte.

5. Período de descanso também é necessário

Correr todos os dias diferente do que muita gente pensa pode ser prejudicial à saúde. Isso porque o corpo humano precisa de períodos de descanso após ser exposto a determinadas atividades físicas. Pensando dessa maneira dê intervalos entre os dias de corrida e, caso sinta dores ou desconfortos, procure por seu ortopedista, ou então, fisioterapeuta do plano de saúde.

As corridas de rua vêm ganhando cada vez mais espaço por todo o Brasil, muitas são patrocinadas por planos de saúde, por empresas privadas ou então surgem através da iniciativa pública de prefeituras e secretarias de esporte. Ao seguir as dicas aqui dadas, suas corridas ocorrerão de maneiras tranquila e saudável e você terá um longo caminho a percorrer nesse prazeroso esporte.

E já que estamos falando em saúde, que tal contratar um plano de saúde? É rápido, fácil e simples! Basta clicar nesse link e escolher o plano que melhor se adapta às suas necessidades e seu bolso. Você pode contratar um plano de saúde sem sair de casa e garantir segurança para você e toda sua família.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: