fbpx
Ir para o conteúdo
Saúde

4 cuidados que você deve ter com sua tireoide

Leitura: 4 min
4697 visualizações

A tireoide nada mais é do que uma glândula que possui um formato de borboleta localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida popularmente como gogó ou pomo de Adão. É uma das maiores glândulas do corpo humano, podendo chegar a pesar até 25g.

A glândula age na função de órgãos como cérebro, fígado, coração e rins, por exemplo, além de interferir no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes em processos como regulação e ciclos menstruais, fertilidade, peso, concentração, humor, memória e também controle emocional. A tireoide é ainda responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, que atuam basicamente em todos os sistemas do organismo. É fundamental que ela funcione perfeitamente para garantir a harmonia do organismo.

Quando não há um bom funcionamento da tireoide, pode haver liberação excessiva de hormônios o que causa hipertireoidismo, ou então pode não haver liberação insuficiente hormonal, o que resulta em hipotireoidismo, isso desregula totalmente qualquer organismo.

Alguns cuidados podem garantir o bom funcionamento da tireoide. Confira a seguir quais são eles.

Cuidados básicos para o bom funcionamento da tireoide

Os cuidados mais recomendados para garantir que sua tireoide está funcionando adequadamente são:

1. Certifique-se de que a glândula está funcionando corretamente

Através de consultas médicas e exames sanguíneos, é totalmente possível verificar o bom funcionamento da tireoide. É importante que esses exames e consultas sejam repetidos a cada seis meses, a fim de verificar qualitativamente o bom funcionamento da glândula.

2. Fuja de agrotóxicos e utensílios plásticos

Os agrotóxicos muito utilizados em frutas e verduras são um verdadeiro veneno para o bom funcionamento da tireoide. Além disso, recipientes plásticos muito utilizados para armazenar alimentos em geladeira podem liberar uma série de substâncias nocivas à saúde da glândula.

3. Evite a automedicação

A tireoide é muito sensível a ações de medicamentos, como antiácidos, anti-inflamatórios, antibióticos e antidepressivos, por exemplo. Sendo assim, evite utilizar medicamentos a torto direito, procure um médico antes de ingerir qualquer medicamento e procure saber sobre seus efeitos colaterais.

4.  Alimente-se com qualidade

A tireoide é responsável também pelo bom funcionamento do sistema imunológico, por isso, ingerir micronutrientes como Vitamina D, Vitaminas do complexo B, vitamina C, Selênio, Zinco e Iodo são de grande valia para manter a saúde da tireoide e de todo organismo em dia.

Plano de saúde ajuda a manter a tireoide saudável

Uma boa maneira de manter a tireoide saudável é tendo um plano de saúde. Através do plano de saúde é possível se consultar com médicos endocrinologistas, além de realizar uma série de exames para verificar se a glândula está funcionando corretamente.

Além disso, quando há algum distúrbio da tireoide, como hiper ou hipotireoidismo, por exemplo é necessário corrigir essas falhas através de medicamentos que não são tão baratos, e esses medicamentos podem ser comprados por preços mais acessíveis nas farmácias dos planos de saúde.

Um plano de saúde traz tranquilidade, conforto e cobertura para a toda família. Não pense apenas em distúrbios hormonais, a saúde pode ser acometida de muitas maneiras em qualquer momento. Não fique desprotegido, entre em contato com as operadoras de saúde de sua região e contrate um plano de saúde o mais rápido possível, afinal, proteger a vida de quem a gente ama não tem preço.

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: