fbpx
Ir para o conteúdo
Exercícios Físicos Saúde

4 atitudes a serem feitas antes de iniciar no mundo da musculação

Leitura: 5 min
349 visualizações

Entrar no mundo da musculação é dar início a uma vida mais saudável, já que além dos benefícios estéticos a atividade também colabora para o melhor funcionamento do organismo em vários aspectos. No entanto, não basta fazer a matrícula, comprar roupa bonita e um tênis da moda, há várias atitudes que devem ser tomadas antes de começar os treinos e que ajudarão a potencializar seus resultados. Para quem tem plano de saúde elas são muito mais fáceis, já que você usar a rede credenciada para fazer todas as consultas e exames necessários para iniciar com o pé direito. Pronto(a) para começar?

1. Plano de saúde em uma mão e caneta na outra

Se você tem plano de saúde individual já está cansada de saber como é fácil e rápido marcar tudo o que precisa, mas se seu plano é novo, vale a pena ficar de olho nos prazos de carências. Na dúvida, já sabe: ligue para o seu vendedor e pergunte tudo o que quer saber.

Depois, pegue sua carteirinha e comece a marcar um verdadeiro check-up: cardiologista para saber se está tudo certo com a pressão e o coração fazendo uma prova de esforço; ortopedista ou fisioterapeuta para avaliar sua parte óssea e muscular e ver se não há recomendações específicas; e um bom nutricionista para fazer aquele plano alimentar caprichado e já começar a musculação com uma dieta saudável e personalizada – porque dieta e treinos têm que andar juntos e ser individualizados.

2. Reorganize a sua agenda em relação à musculação

A musculação é um treino completo: acelera o metabolismo, diminui os níveis de estresse, ansiedade e depressão, controla a pressão e o colesterol, aumenta a flexibilidade, combate a flacidez, previne doenças cardíacas e diabetes, e ainda melhora a força, o equilíbrio e a resistência física, entre muitos outros fatores. No entanto, para que tudo isso de bom aconteça é preciso que você descanse.

Sim, porque muito se engana quem pensa que fazer musculação é viver em um ritmo acelerado, levantando cada vez mais peso. Os primeiros resultados só começam mesmo a aparecer depois de 6 meses de treino, mas para isso o corpo precisa de descanso para que os músculos cresçam. E isso significa corpo e mente: noites bem dormidas, corpo descansado também durante o dia. Se for preciso, reorganize sua agenda para que os músculos, já treinados, possam repousar um pouco. Lembre-se: um corpo treinado e serenado responde muito melhor aos estímulos.

3. Roupas fitness devem ser confortáveis

Antes de entrar para a musculação você deverá comprar suas roupas fitness, mas não esqueça de que, neste caso, a moda só é válida se for confortável. Você vai levantar peso, fazer exercícios aeróbicos como caminhada e corrida, deverá ficar cerca de 90 minutos literalmente suando a camisa, então precisa e merece conforto.

Por isso, não compre nada apenas porque é bonito, compre se tiver algumas características. O tecido deve secar com facilidade, absorver bem a umidade permitindo a respirabilidade da pele e ser resistente, até porque terá que aguentar também muitas lavadas. Leggings, bermudas ou shorts de malha ajudam a segurar as gordurinhas localizadas dando mais comodidade, mas nenhuma peça deve ser muito apertada, nem os tops, que podem prejudicar a respiração. O tênis também deverá estar de acordo com o seu tipo de pisada, o que você deverá descobrir com o seu fisioterapeuta do plano de saúde.

4. Comece a cortar as tentações

Musculação e comidas gordurosas não combinam – e por isso você vai fazer aquela dieta especial com o nutricionista. Mas, antes de mais nada, você precisa se comprometer de verdade com os seus objetivos, então comece se afastando das tentações.

Procure pessoas que têm o mesmo objetivo que você, evite guardar aqueles snacks fritos no carro para a hora do trânsito – substitua-os por barrinhas de cereais, por exemplo. Deixe o trash food no lixo. Se for convidada para uma feijoada vá, interaja, mas uma boa dica é já sair de casa almoçada. Assim será muito mais fácil seguir seu plano alimentar e conseguir resultados mais rápidos na musculação.

Tudo isso você pode conversar com seus médicos do plano de saúde individual e conseguir as melhores orientações.

Se ainda não fez o seu, não deixe a oportunidade passar. Veja entre as operadoras quais as que trabalham na sua região e escolha o plano mais indicado ao seu perfil. Você vai se sentir tão bem que nunca mais vai querer outra vida!

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: