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10 alimentos que aumentam a imunidade

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A adoção de um estilo de vida mais saudável é um tema constante na sociedade atual, uma vez que a rotina e o estresse das grandes cidades vêm promovendo poucos benefícios à saúde de boa parte das pessoas. Sendo assim, conhecer alguns dos alimentos que aumentam a imunidade pode ser muito interessante.

Existem alternativas bastante vantajosas, que podem ser incluídas no cardápio de qualquer pessoa, proporcionando a ingestão adequada de muitos nutrientes imprescindíveis e, de quebra, trazendo mais sabor para cada refeição.

Neste post, nós reunimos 10 dos principais alimentos que aumentam a imunidade. Confira o conteúdo a seguir e descubra como proteger a sua saúde!

1. Frutas cítricas

Não é novidade para ninguém que as frutas cítricas podem ser poderosas aliadas para a imunidade das pessoas e ajudam muito quando o assunto é a defesa do nosso organismo. Além de uma série de vitaminas e minerais importantes, elas contêm uma substância chamada limonoide, que está presente em maior quantidade nas cascas.

Esse ativo estimula a produção de enzimas, que ajudam a reduzir o colesterol e blindam o corpo contra doenças silenciosas, como o câncer. Vale lembrar também da vitamina C, que tem propriedades anti-inflamatórias. Entre as melhores opções, estão a laranja, o kiwi, a acerola, o limão, o morango e a tangerina.

2. Iogurte e leite fermentado

O iogurte e o leite fermentado já fazem parte da dieta alimentar de muitas pessoas que se preocupam com a saúde, e isso não ocorre por acaso. São escolhas certeiras para proteger o organismo e melhorar o sistema imunológico, além de terem um sabor que agrada tanto a adultos quanto a crianças.

Eles são reconhecidos por sua ação probiótica, uma vez que apresentam pequenos micro-organismos vivos chamados lactobacilos, que protegem e recuperam a flora intestinal, melhorando nossa digestão e nossas defesas. O consumo durante o café da manhã é uma boa dica.

3. Folhas verde-escuras

As folhas verde-escuras são outro poderoso aditivo para a saúde e também são excelentes fontes de vitamina C. Elas ainda apresentam substâncias, como a luteína e a zeaxantina, que têm ações importantes na proteção da vista, agindo contra a degeneração macular.

Entre as melhores alternativas, estão espinafre, chicória e couve, que podem ser usados em saladas ou individualmente, crus ou refogados. Cozinhar no vapor é sempre uma boa escolha, pois esse modo de preparo faz com que as propriedades não sejam perdidas.

4. Alho e cebola

Todo mundo sabe que o alho e a cebola são dois dos temperos favoritos dos brasileiros, mas muita gente desconhece o poder e as incríveis propriedades que esses alimentos podem oferecer. E o melhor de tudo é que eles podem ser consumidos crus, cozidos, em saladas e em sopas.

Muitas pesquisas vêm mostrando que alguns princípios ativos, como a quecetina, ajudam a melhorar nossas defesas. Além disso, são coadjuvantes importantes na proteção do corpo contra a osteoartrite, a obesidade, o câncer gástrico e algumas patologias cardiovasculares.

5. Alimentos ricos em zinco

O zinco é um mineral muito importante para a manutenção da saúde. Ele atua no funcionamento do sistema nervoso, mantém o sistema imunológico resistente e é um componente-chave para a constituição de várias proteínas.

No entanto, o corpo humano não é capaz de produzi-lo e é preciso fazer sua reposição por meio dos alimentos. Por isso, para garantir que o zinco estará no prato, é preciso priorizar determinados alimentos, como carne, soja, amêndoas, amendoim, linhaça e feijão.

6. Oleaginosas

As oleaginosas são fontes de ácidos graxos e gorduras boas. Além de protegerem o sistema imunológico, elas ainda ajudam a diminuir o índice de LDL, combatem os radicais livres que envelhecem o corpo e previnem contra doenças cardiovasculares.

Esses alimentos são altamente calóricos, e, por isso, seu consumo deve ser moderado, mesmo diante de todos os seus benefícios. Você pode escolher entre amêndoas, nozes, macadâmia, castanha-de-caju, avelã, castanha-do-Pará, entre outras.

7. Alimentos com ômega 3

O ômega 3 é um óleo composto de alguns ácidos graxos poli-insaturados que são muito saudáveis para o organismo, mas, assim como o zinco, não são produzidos pelo corpo humano.

O ômega é capaz de proporcionar mais energia no dia a dia, reduzir o estresse, prevenir doenças cardiovasculares e estimular o metabolismo, além de proteger o sistema imunológico.

Para encontrar esse óleo, você pode incluir, na sua dieta, alguns alimentos, como sardinha, salmão, castanhas, semente de linhaça, óleo de milho, de canola e de girassol. Algumas pessoas preferem ingerir o ômega 3 por meio de cápsulas diariamente, para facilitar o seu consumo.

8. Infusões de chás

O chá é uma bebida simples e muito poderosa para a saúde. Existe uma variedade enorme de chás, mas alguns deles são capazes de melhorar o sistema imunológico e colaborar para proteger o organismo de vírus, fungos e bactérias.

O chá de gengibre, por exemplo, ajuda no combate a infecções no organismo, e seu principal componente, o gengirol, é capaz de combater ataques externos provocados por bactérias, vírus e fungos.

Já o chá de guaco tem ação anti-inflamatória, antialérgica e também antibacteriana. Essa folha é uma referência na proteção do sistema imunológico e na proteção do sistema respiratório.

9. Óleo de coco

O óleo de coco ficou muito popular nos últimos anos por seus benefícios na área da beleza, mas pouca gente sabe que ele também é excelente para a manutenção da imunidade. Sua riqueza em ácido láurico e ácido caprílico favorece as defesas do corpo contra fungos, como a cândida, e vírus, como a herpes.

No entanto, é preciso controlar a ingestão desse óleo, já que ele pode causar problemas caso seja consumido em excesso. O ideal é não ultrapassar a quantidade de 1 colher de chá por dia.

10. Extrato de própolis

O própolis é produzido naturalmente pelas abelhas, para proteger as colmeias e vedar sua entrada. Para a saúde, a função também é proteger, já que essa substância funciona como um antibiótico natural.

Seu extrato — uma versão mais concentrada do própolis — também protege o corpo contra a ação de diversos vírus e protozoários, além de agir na cicatrização e combater o envelhecimento precoce.

O própolis pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais. É possível adicionar o extrato a um chá de sua preferência ou, até mesmo, ao mel.

Ingerir alimentos que aumentam a imunidade é um dos requisitos principais para ter uma rotina muito mais saudável, proteger o organismo de doenças e aderir a uma dieta muito mais rica em sabores e saúde!

No entanto, lembre-se de que nenhuma dieta deve ser seguida antes de se consultar um nutricionista. Essas são apenas dicas de alimentos que você pode levar para a sua rotina, mas sempre de forma responsável.

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Bruno
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Bruno Avelino

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