fbpx
Ir para o conteúdo
Bem estar Consultas Exercícios Físicos Saúde

4 alimentos que aumentam a imunidade

Leitura: 4 min
669 visualizações

A adoção de um estilo de vida mais saudável é um tema constante na sociedade atual, uma vez que a rotina e o estresse das grandes cidades vêm promovendo poucos benéficos na saúde de boa parte das pessoas. Sendo assim, conhecer alguns dos alimentos que aumentam a imunidade pode ser muito interessante.

Existem alternativas bastante vantajosas, que podem ser incluídas no cardápio de qualquer pessoa, proporcionando a ingestão adequada de muitos nutrientes imprescindíveis e, de quebra, trazendo mais sabor para cada refeição. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

1. Frutas cítricas

Não é novidade para ninguém que as frutas cítricas podem ser poderosas aliadas para a imunidade das pessoas e ajudam muito quando o assunto é a defesa do nosso organismo. Além de uma série de vitaminas e minerais importantes, elas contêm uma substância chamada limonoide, que está presente em maior quantidade nas cascas.

Esse ativo estimula a produção de enzimas, que ajudam a reduzir o colesterol e blindam o corpo contra doenças, como o câncer. Vale lembrar também da vitamina C, que tem propriedades anti-inflamatórias. Entre as melhores opções, estão a laranja, o kiwi, a acerola, o limão, o morango e a tangerina.

2. Iogurte e leite fermentado

O iogurte e o leite fermentado já fazem parte da dieta alimentar de muitas pessoas que se preocupam com a saúde e isso não ocorre por acaso. São escolhas certeiras para proteger o organismo e melhorar o sistema imunológico, além de terem um sabor que agrada tanto adultos quanto crianças.

São reconhecidos por sua ação probiótica, uma vez que apresentam pequenos micro-organismos vivos chamados lactobacilos, que protegem e recuperam a flora intestinal, melhorando nossa digestão e nossas defesas. O consumo durante o café da manhã é uma boa dica.

3. Folhas verde-escuras

As folhas verde-escuras são outro poderoso aditivo para a saúde e também são excelentes fontes de vitamina C. Elas também apresentam substâncias, como a luteína e a zeaxantina, que têm ações importantes na proteção da vista, agindo contra a degeneração macular.

Entre as melhores alternativas, estão espinafre, chicória e couve, que podem ser usados em saladas ou individualmente, crus ou refogados. Cozinhar no vapor é sempre uma boa escolha, pois esse modo de preparo faz com que as propriedades não sejam perdidas.

4. Alho e cebola

Todo mundo sabe que o alho e a cebola são dois dos temperos favoritos dos brasileiros, mas muita gente desconhece o poder e as incríveis propriedades que esses alimentos podem oferecer. E o melhor de tudo é que eles podem ser consumidos crus, cozidos, em saladas e em sopas.

Muitas pesquisas vêm mostrando que alguns princípios ativos, como a quecetina, ajudam a melhorar nossas defesas. Além disso, são coadjuvantes importantes na proteção do corpo contra a osteoartrite, a obesidade, o câncer gástrico e algumas patologias cardiovasculares.

Ao ingerir esses alimentos que aumentam a imunidade, você terá uma rotina muito mais saudável e uma dieta muito mais rica em sabores e saúde!

Gostou de conhecer os alimentos que aumentam a imunidade? Então, confira também nosso artigo com dicas para reduzir seus gastos com a saúde!

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: