fbpx
Ir para o conteúdo
Câncer Exames Para Mulheres

10 Sintomas de Câncer de Mama que Não Devem ser Ignorados

Não subestime o câncer de mama. Conheça os 10 primeiros sintomas da doença que você não pode ignorar e veja como detectá-los.

Leitura: 6 min
884 visualizações

O câncer de mama é um dos maiores fantasmas que rondam o universo feminino. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que ocorram 59.700 novos casos no biênio 2018-2019 no Brasil.

O dia 19 de outubro foi escolhido como o Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama, dentro da campanha Outubro Rosa, para ajudar as mulheres a não esquecerem que a prevenção é a melhor arma contra a doença.

Para quem tem plano de saúde é mais fácil fazer os exames periódicos, mas incluir o auto toque na rotina é fundamental para o diagnóstico precoce.

O câncer de mama tem cura, mas a assertividade do tratamento depende muito do estágio de sua descoberta. Por isso, é muito importa prestar atenção nesses 10 primeiros sintomas do câncer de mama que não podem ser ignorados.

Seu corpo envia mensagens sobre a possibilidade de câncer de mama

Nada substitui os exames regulares com seu médico do plano de saúde. Além do exame clínico, mulheres com mais de 40 anos devem fazer mamografia uma vez por ano e, do 50 ao 69, a cada dois anos.

No entanto, é preciso ficar atenta a alterações no corpo, que são os primeiros sinais da possibilidade de haver tumores. Caso um ou mais sejam encontrados, procure um ginecologista do plano de saúde para uma averiguação mais profunda.

câncer de mama

1 – Cansaço sem motivo aparente

Fique atenta se estiver sentindo cansaço ao longo do dia sem motivo aparente com frequência. A fadiga crônica, aquela que não desaparece mesmo quando você descansa, pode indicar câncer de mama.

2 – Perda de peso

Apesar de toda a pressão estética para o emagrecimento, nem toda perda de peso é saudável. Principalmente quando ela ocorre muito rapidamente e não há nenhum motivo aparente para isso.

3 – Afundamento no mamilo

Conhecer a si mesma é fundamental para entender o recado que o corpo envia quando alguma coisa não está bem. Para isso, toque-se e observe-se. Preste atenção ao formato do mamilo. Se eles apresentarem alguma mudança, como afundamento ou retraimento, é grande o risco de câncer de mama.

4 – Tamanho do seio

Da mesma forma, fique atenta ao tamanho do seio. Muitas mulheres têm, naturalmente, um seio maior do que o outro. No entanto, preste atenção se essa diferença não aumenta ou diminui. Vá ao médico do plano de saúde se ocorrer qualquer mudança.

5 – Presença de nódulos

O autoexame é fundamental para verificar a presença de algum nódulo. Verifique se há alguma massa ou caroço no seios. A maioria geralmente é um tumor benigno, quito ou resultado de infecção. No entanto, também pode indicar câncer de mama. Por isso, procure um médico para fazer os exames complementares que apontarão a origem do nódulo.

6 – Alterações na pele

O câncer de mama também pode provocar alterações na pele do seio. Preste atenção se ela mudar de tonalidade ou de textura. Caso positivo, também vale marcar uma consulta com o ginecologista do plano de saúde.

7 – Secreção no mamilo

A presença de secreção no mamilo pode ser causada por vários fatores e muitas vezes acaba desaparecendo espontaneamente. Entretanto, um deles é o câncer de mama, portanto a possibilidade não deve ser descartada, principalmente se a secreção tiver odor desagradável.

8 – Dor no seio

Se sentir dor no seio ao apalpá-lo, fique atenta. Nos estágios iniciais do câncer de mama não é comum haver alguma dor, mas com a progressão da doença, a sensibilidade local aumenta. Mas preste atenção ao calendário para não confundir a dor com a que é comum sentir por causa da menstruação.

9 – Sangramento

Nenhum tipo de sangramento é normal. Se ele ocorrer em qualquer parte do corpo, procure um médico. Sangramento no mamilo pode ser um alerta de câncer de mama.

10 – Irregularidade em geral

Não tenha vergonha de se conhecer. Olhe-se no espelho, sinta-se. É preciso reconhecer se ocorrer qualquer irregularidade em geral. As mais relacionadas ao câncer de mama são pequenos furos na pele, vermelhidão, alteração no contorno ou na forma dos seios.

câncer de mama

Como fazer ao auto-exame

Faça os exames regulares com seu ginecologista do plano de saúde, mas não deixe de fazer o auto-exame em casa. Ele deve ser feito 8 dias após a menstruação ou, no caso de não menstruar, escolha um dia no mês e repita a cada 30 dias. Veja como:

  • Fique em frente ao espelho e faça uma varredura visual em busca de qualquer alteração;
  • Levante um dos braços e, com a outra mão, apalpe todo o seio. Repita com o outro lado;
  • Aperte suavemente o mamilo e verifique se há secreção;
  • Verifique, também através de apalpação, se há caroços ou irregularidades em ambas as axilas.

Qualquer sintoma ou anormalidade notada deve ser comunicada ao médico do plano de saúde. Lembre-se: a prevenção é a maior arma contra o câncer de mama.

Fontes: Inca, Bemol, Quioterapia&Beleza, Canal Mais Vistas)

Não tem ainda um plano de saúde? Resolva isso agora: fale com um dos nossos vendedores e contrate o melhor plano para o seu perfil. Clique aqui.

Denise
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Denise Huguet

Jornalista formada pela PUC-RJ com certificação pela Rockcontent em produção de conteúdo. Já fui repórter, redatora, editora, assessora de imprensa e apresentadora de telejornal com passagens por jornais como O Globo, O Fluminense, A Tribuna e várias instituições de pesquisa e ensino. Desde 2010 me dedico integralmente à produção de conteúdo. Portfólio: https://denisehuguet.wixsite.com/dhcomunicacao

Recomendado para você:

Postagens mais vistas:

Faça um orçamento: