fbpx
Ir para o conteúdo
Odontológico Saúde

Cuidados com os dentes: 10 dicas para melhorar sua saúde bucal

Leitura: 8 min
13687 visualizações

Cuidar da saúde bucal é fundamental em qualquer idade, seja criança ou adulto. Cada fase da vida exige cuidados diferentes e, por isso, é preciso ficar atento às próprias necessidades e também às das crianças, se tiver filhos. Enquanto que os pequenos correm mais riscos de cáries por comer guloseimas, os adultos devem cuidar com a degradação dos dentes de acordo com o avanço da idade e a perda óssea.

Ter um bom plano de saúde, frequentar o dentista a cada seis meses, manter hábitos de higienes e outras atitudes garantem não apenas um sorriso bonito e dentes mais saudáveis, mas também evitam a perda óssea e os problemas gerados pela idade. Ninguém quer substituir a arcada dentária por dentadura, certo? Para quem cuida dos dentes da forma correta, é possível retardar muito a perda dentária durante a velhice e manter os dentes saudáveis por mais tempo.

ENCONTRE PLANOS DE SAÚDE COM COBERTURA ODONTOLÓGICA EM SUA REGIÃO

Veja 10 cuidados para ter uma excelente saúde bucal

1. Escovar os dentes

Parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem essa tarefa básica diária ou escovam os dentes apenas antes de dormir. O correto é escovar pelo menos três vezes ao dia e depois de ingerir doces. A presença dos doces entre os dentes é muito propensa ao surgimento de cáries. Se você tiver filhos, acostume as crianças com esse hábito desde pequenos para que entendam a importância de cuidar da saúde bucal a partir da infância.

2. Escovação da maneira certa

Não basta apenas escovar os dentes de qualquer jeito, pois é preciso fazer isso da maneira correta. Não pressione muito a escova sobre os dentes e procure fazer movimentos circulares e não apenas retos. Ao esfregar muitos os dentes em uma única direção, ocorre a perda do esmalte dentário que protege o osso. O ideal é escovar de maneira leve, com diferentes movimentos e sem esquecer de nenhum canto da boca.

Além disso, certifique-se de estar usando um creme dental com flúor. Principalmente na escovação das crianças abaixo de 12 minutos, que devem tomar água potável fluoretada ou suplementos de flúor.

3. Idas frequentes ao dentista

Manter uma certa amizade com o dentista é inevitável para quem se preocupa com os dentes e também com a saúde do corpo, pois tudo está ligado. Fazer um check-up a cada seis meses para ver se está tudo certo é algo muito importante, embora a maioria das pessoas só frequentem o dentista quando alguma dor aparece. Procure marcar ao menos duas consultas por ano para monitorar possíveis problemas dentários que possam surgir repentinamente.

4. Plano odontológico de saúde

A forma mais confortável de cuidar da saúde bucal é através de um plano odontológico de qualidade. Os planos especiais para a saúde bucal são mais baratos e incluem uma série de serviços e tratamentos que podem sair caro para quem não tem um plano. Além de ser financeiramente mais em conta, você garante um bom atendimento sempre que precisar marcar uma consulta.

Escolha o plano de acordo com a sua localidade e pesquise as principais operadoras disponíveis na sua região. Algumas possuem planos odontológicos separados, enquanto que outras oferecem o serviço como um extra dos planos básicos.

ENTRAR EM CONTATO COM NOSSOS VENDEDORES E DESCUBRA UM PLANO ODONTOLÓGICO DE QUALIDADE

5. Fio dental

Outra necessidade que muitas pessoas esquecem é de passar o fio dental. O instrumento serve para retirar os resíduos de comida que acumulam entre um dente e o outro e a escova não consegue alcançar.

Quando não há uso do fio dental ou quando o usuário esquece de passar nos dentes de trás, por exemplo, o acúmulo de restos de comida pode provocar inflamações na gengiva.

Esse problema pode se tornar muito grave com o tempo e, por isso, é essencial utilizar o fio dental todos os dias. Passe sempre após escovar os dentes, principalmente se tiver ingerido alimentos como carne que grudam mais fácil durante a mastigação.

6. Precisa de aparelho?

Apesar de ser visto por muitos como uma ferramenta para corrigir problemas estéticos, a verdade é que o uso do aparelho pode ir muito além disso, trazendo também muitos benefícios. Quem não tem uma mordida adequada poderá ter problemas com a mastigação com o tempo e, em alguns casos, é possível até mesmo que apareçam problemas graves, como dificuldade de abrir a boca.

Se o dentista falar que você precisa de aparelho, cogite a possibilidade principalmente se envolver a saúde bucal. Mesmo que haja preocupação estética, o mais importante é que a posição dos dentes permitam ter uma mastigação correta.

7. Cuidados com doces

Doces é algo que pode trazer prejuízos tanto para o organismo quanto para os dentes. Apesar do problema exigir mais cuidados na infância, os doces estão muito presentes durante a vida adulta, o que faz com que mereçam atenção também na hora de cuidar da saúde bucal.

Não durma sem escovar os dentes após comer doces e procure sempre não deixar resíduos de açúcar por muito tempo nos dentes. O mais indicado é comer doces, como balas, café ou mel, logo após a refeição principal.

8. Alimentação

A alimentação está muito relacionada com a saúde bucal e pode melhorar a sua qualidade de vida, pois a nutrição dos alimentos pode garantir um melhor fortalecimento ósseo e mais durabilidade da arcada dentária.

Conforme a idade vai chegando, consumir alimentos ricos em cálcio, por exemplo, se torna fundamental para retardar o processo de perda óssea. Tenha um acompanhamento médico para controlar o aparecimento de patologias como osteopenia e osteoporose que podem causar consequências também para os dentes.

9. Atenção as dores de dente

Dores dentais costumam ser o principal indicio do aparecimento de cáries e outras complicações. Não ignore quando surgir alguma dor e não hesite em marcar uma consulta com o seu dentista. Qualquer problema encontrado nos dentes terá uma solução mais fácil se for descoberto com antecedência, enquanto que o dano é maior quando o usuário deixa para depois.

10. Limpeza

Por fim, uma limpeza completa nos dentes deve ser feita ao menos duas vezes ao ano para garantir proteção total e boa saúde bucal. Ao marcar consultas para fazer check-up, agende também uma limpeza com o seu dentista e não esqueça de pegar algumas dicas com o profissional para cuidar melhor dos dentes e prevenir o aparecimento de doenças na arcada dentária.

Para manter um sorriso bonito e saudável, você já sabe com quem contar! Com um plano odontológico, terá o acompanhamento necessário para cuidar de seu sorriso. Fale com nossos vendedores e saiba os melhores planos da sua região, escolhendo o que mais se adequa ao seu orçamento!

Plano
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Plano de Saúde

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: