Ir para o conteúdo
Saúde infantil

Qual o tempo ideal de sono para as crianças?

Leitura: 5 min
4116 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Se você vive reclamando que seu filho dorme demais ou está preocupada porque ele dorme de menos e não se contenta com a resposta padrão de que “criança é assim mesmo”, este post é para você. Claro que cada pessoa, independente da idade, tem seu próprio ritmo metabólico, e que as horas de sono necessárias para recuperar as funções do organismo dependem de cada um.

No entanto, antes de gastar mais uma consulta do seu plano de saúde, vale a pena ler o que a Academia Americana de Medicina do Sono (AASM, na sigla em inglês) tem a dizer sobre o padrão correto de crianças e adolescentes entre 4 meses e 18 anos de idade. Assim vai ficar muito mais fácil você identificar qualquer anomalia e levar seu filhote ao melhor especialista da sua rede credenciada – ou simplesmente perceber que não tem com o que se preocupar.

Dormir bem pode afastar os fantasmas da obesidade e da depressão infantis

Essa é a primeira vez que a Academia Americana de Medicina do Sono lança diretrizes sobre o padrão de sono nessa faixa etária, e a inciativa tem motivos bastante sérios: a quantidade de horas dormidas influencia diretamente na nossa saúde e dormir na medida certa pode, sim, afastar problemas como obesidade, depressão e diabetes.

Essas diretrizes, pela primeira vez voltadas para o público entre 4 meses e 18 anos, foram publicadas em junho no periódico científico Journal of Clinical Sleep Medicine e são fruto da revisão de 864 artigos científicos já publicados sobre a relação entre o sono e a saúde infantil.

Atenção para cada faixa etária

De acordo com a ASSM, o ideal são de 12 a 16 horas de sono para bebês entre 4 e 12 meses de idade – incluindo aqueles cochilinhos ao longo do dia nessa conta. Entre os 12 e 24 meses, a quantidade cai um pouquinho, já incluídos os cochilos: entre 11 e 14 horas por dia. Dos 3 aos 5 anos, o sono ideal deve ter entre 10 e 13 horas diárias.

Você já deve ter percebido que conforme a criança vai ficando mais velha, a quantidade de sono necessária para repor as energias e dar o restar no corpo diminui. Isso acontece por conta de mudanças no metabolismo que ajustam as horas de sono necessárias.

Por isso, entre os 6 e os 12 anos, essa quantidade é de 9 a 12 horas, enquanto os adolescentes entre 13 e 18 anos devem dormir por 8 a 10 horas diárias, ainda que no brasil a Fundação Nacional do sono recomende uma hora a mais. Você já deve ter reparado também que os bebês recém-nascidos ficaram de fora dessa lista.

Isso aconteceu porque, segundo os pesquisadores do ASSM, há uma variação de sono padrão muito grande até os 4 meses – mas para a Fundação Nacional do Sono determinou um ideal de 14 a 17 horas por dia após um estudo realizado nos Estados Unidos em 2015.

Dormir na medida certa é fundamental para o desenvolvimento da criança

O sono, para as crianças que estão em uma época considerada crítica para o desenvolvimento, estabelecer períodos corretos de sono é ainda mais essencial do que para os adultos, dizem os especialistas. Além disso, ao regular as horas de sono nessa época da vida pode ser mais fácil manter um padrão correto posteriormente, já na fase adulta.

Por isso, se você perceber que seu filhote está realmente dormindo além da conta ou de menos, procure um pediatra que ele indicará o melhor especialista ou clínica. Se ele ainda não tem um plano de saúde para crianças, não perca tempo e escolha um agora mesmo. Você pode incluí-lo no seu plano familiar ou empresarial e garantir o seu atendimento imediato.

Por outro lado você também pode optar por fazer um plano individual só para ele, mas não esqueça de observar as carências para exames e consultas antes de marcar qualquer coisa. A dica é escolher um plano cuja rede credenciada fique próxima da sua casa e que disponha de especialistas nas mais diversas áreas da pediatria.

Hoje é muito fácil fazer um plano de saúde e você nem precisa sair de casa ou do escritório. Faça uma simulação de preço online e peça para falar com um vendedor especializado. Ele encontrará a melhor solução para a sua necessidade e que caberá certinha no seu orçamento.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: