Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Planos de saúde mais vendidos no Brasil: As maiores operadoras

Leitura: 9 min
5746 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

As maiores operadoras de planos de saúde do Brasil foram listadas de acordo com o número de beneficiários.

Mais de 48 milhões de brasileiros possuem planos de saúde. A grande maioria dos beneficiários – cerca de 30 milhões – participa de convênios empresariais, aqueles oferecidos pelos empregadores aos seus funcionários. Os demais são clientes de planos individuais, familiares ou coletivos por adesão (formados por profissionais liberais que atuam no mesmo ramo, organizados em sindicatos ou associações).

O número de cidadãos que têm algum tipo de cobertura privada para despesas de saúde vem aumentando muito nos últimos anos. No final de 2003, a quantidade de participantes não chegava a 32 milhões de pessoas. Cinco anos depois, o número de cidadãos com plano de saúde ultrapassou a barreira dos 40 milhões e, em breve, a marca dos 50 milhões de pessoas será alcançada.

As 29 maiores operadoras, todas com mais de 240 mil beneficiários de planos de assistência médica e sete delas com mais de um milhão, concentram aproximadamente 50% do total de beneficiários. A outra metade está distribuída entre 963 operadoras, das quais 148 concentram aproximadamente 30% do total de beneficiários e 815, os demais 20%. Em junho de 2012, existiam 994 operadoras médico-hospitalares com beneficiários, aproximadamente a metade do número de operadoras ativas em dezembro de 2000, ano de criação da ANS.

Confira abaixo as maiores operadoras de planos de saúde do Brasil.

1º Bradesco Saúde

Parte do grupo Bradesco, a seguradora Bradesco Saúde é especializada em planos corporativos e opera em atendimento médico-hospitalar. De acordo com números da ANS, a operadora conta, atualmente, com 2,523 milhões de beneficiários, a maior base de clientes do país.

A venda de serviços é exclusiva para planos empresariais.

2º Intermédica Sistema de Saúde

A operadora opera em planos ambulatoriais e hospitalares e oferece serviços tanto para pessoas jurídicas, em planos corporativos, quanto para pessoas físicas. Para os planos corporativos, a contratação dos serviços da operadora podem ser realizados em todo o país. No caso de pessoas físicas, a contratação é restrita à cidade de São Paulo e região metropolitana.

Dados da ANS informam que a Intermédica conta, atualmente, em sua carteira de clientes, com 2,059 milhões de beneficiários.

3º Medial Saúde

A Medial opera em planos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos, com uma rede credenciada que abrange todo o país. A operadora, comprada pela Amil em 2009, oferece planos individuais para pessoas físicas ou focados em empresas. Pessoas físicas podem contratar os serviços dos planos da Medial desde que residam em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. No caso das pessoas jurídicas, a aquisição é restrita aos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo a ANS, a Medial atende 1,353 milhão de pessoas em todo o país.

4º Amil Assistência Médica Internacional

Fundada no início da década de 1970, no Rio de Janeiro, a Amil conta com filiais também em Brasília, São Paulo, Curitiba e Fortaleza. Seus serviços podem ser de abrangência nacional ou regional e a operadora atua em planos ambulatoriais. A Amil é responsável pelo atendimento de saúde suplementar de 1,349 milhão de pessoas, o que é suficiente para colocá-la como a quarta maior do Brasil. No entanto, se forem somados também os clientes da Medial, empresa adquirida pela Amil em 2009, o grupo assumiria a liderança do ranking.

A operadora conta com planos de abrangência nacional. No entanto, a comercialização é feita apenas em locais onde a Amil possui sede (Brasília, Fortaleza, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro).

5º Sul América Seguro Saúde

Seguradora especializada em saúde, a Sul América opera em planos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos. O foco da empresa, atualmente, é a comercialização de planos corporativos, em âmbito nacional. De acordo com informações da seguradora, desde 2004 a empresa não atua mais no segmento de planos individuais.

Números da ANS mostram que a Sul América é a quinta operadora mais popular do Brasil, com o total de 1,049 milhão de beneficiários.

6º Central Nacional Unimed – Cooperativa Central

A Cooperativa Central da operadora Unimed opera no segmento de planos ambulatoriais e hospitalares. Oferece serviços apenas para planos empresariais e a abrangência dos planos é nacional. A operadora é a sexta colocada em termos de número de beneficiários, atende um total de 842.000 pessoas.

Quem possui convênio com a Central Nacional Unimed pode ser atendido por todas as outras Unimeds regionais – são dezenas em todo o Brasil. No entanto, os conveniados das Unimeds regionais não necessariamente são atendidos pela Central Nacional.

7º Unimed Belo Horizonte – Cooperativa de Trabalho Médico

Parte da Unimed, a operadora trabalha com planos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos.

Os serviços estão disponíveis para contratação apenas para pessoas que vivam em sua área de abrangência. Segundo informações da operadora, 76% de seus 809.000 beneficiários correspondem à planos corporativos.

8º Amico Saúde

A Dix – Amico Saúde opera em planos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos. Comercializa serviços tanto para pessoas físicas quanto jurídicas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. A operadora atende quase 770.000 beneficiários.

9º Unimed RJ – Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro

Em nono lugar entre as operadoras de saúde mais populares do país está o braço da Unimed, que abrange o estado do Rio de Janeiro. Segundo dados da ANS, a operadora atende 693.000 beneficiários e atua em planos corporativos e individuais. A Unimed RJ informa que cerca de 80% de seus planos são contratados por pessoas jurídicas.

Segundo o Sistema Unimed, a pessoa física interessada em contratar os serviços da operadora deve residir na área de abrangência – no caso, o estado do Rio de Janeiro.

10º Golden Cross

Em décimo lugar está a operadora Golden Cross, cujos serviços são contratados por 615.333 beneficiários, apenas no setor de saúde. A operadora oferece, no entanto, além de planos ambulatoriais e hospitalares, serviços com cobertura odontológica.

A abrangência do serviço pode ser nacional e é possível contratar planos individuais ou familiares. É possível contratar os serviços da operadora em qualquer lugar do país.

Formas de contratação de um plano de saúde

As regras de utilização também mudam se você escolher um plano individual/ familiar ou um coletivo:

Plano Individual ou familiar

Nos planos de saúde familiar ou individual, você pagará um valor mensal mesmo que não utilize os serviços todo mês. Então, se você tem alguma doença crônica e precisa de médicos com frequência, esta modalidade, as vezes, pode ser a ideal. Porém, os planos individuais passam sempre por descredenciamento de médicos e hospitais.

Coletivo

Quando você contrata esse serviço por conta própria, você paga mensalidades menores, mas consultas, atendimentos e exames são cobrados. Ou seja, se você vai ao médico poucas vezes por ano, essa pode ser a melhor escolha. Caso escolha o plano de saúde coletivo, pergunte sobre valores dos serviços antes de assinar qualquer papel. Os reajustes anuais podem ser maiores do que no plano individual, pois não é determinada pela ANS.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: