Ir para o conteúdo
Planos de Saúde

Os melhores planos de saúde coletivos por adesão

Leitura: 4 min
3297 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Os planos de saúde na prática são, hoje, a única forma viável de manter a qualidade de vida e ficar tranquilo em relação ao futuro. Há muito mais de duas décadas o sistema de saúde público vem sendo sucateado, em um descaso com a população que ela não encontra no sistema particular. Muito pelo contrário, as operadoras oferecem cada vez médicos mais qualificados, mais pontos de rede credenciada e mesmo a cobertura mínima obrigatória regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é ampliada a cada dois anos – mas ainda assim os planos de saúde incluem cada vez mais procedimentos extras. No entanto, uma forma de contratação tem se destacado entre as muitas opções encontradas hoje no mercado: os planos de saúde coletivos por adesão.

Como funciona

Eles têm ganhado tanta importância que, muito em breve, deverão estar substituindo de vez os planos individuais. Nessa modalidade, o beneficiário faz a adesão a um plano coletivo através de uma entidade de classe profissional, como um sindicato ou associação, por exemplo. Ele é mais vantajoso no sentido em que oferece a mesma cobertura de um plano individual, pode ou não ser coparticipativo – ou seja, você paga um percentual definido em contrato a cada procedimento realizado, mas tem a mensalidade mais baixa – e é mais barato do que os planos tradicionais.

Mensalidade pode chegar à metade do preço

Este tipo de plano acaba saindo mais em conta por vários fatores, mas principalmente porque eles funcionam, basicamente, no formato dos planos empresariais, com o reajuste de acordo com a taxa de sinistralidade. Isso faz com que o plano possa ser comercializado sem nenhum tipo de valor extra: o aumento ocorre quando o grupo, a qualquer tempo do contrato, ultrapassa o limite estabelecido. Como os grupos são muito grandes, as despesas acabam sendo diluídas, o que permite que eles sejam até 50% mais baratos do que os individuais – cujo reajuste, ao contrário, é determinado pela ANS.

O melhor plano é aquele que se encaixa no seu perfil

Hoje eles já são tão comuns que praticamente todas as operadoras oferecerem este tipo de plano, você deve apenas checar a disponibilidade de acordo com a sua região. Das maiores – como Amil, Unimed, Bradesco ou SulAmerica, por exemplo  –  às regionais, na hora da escolha apenas dois fatores devem ser levados em conta: você e as suas necessidades. Sim, porque é o seu perfil que deverá guiar a sua decisão, e por isso é tão importante você checar exatamente oque cada uma oferece na área em que você mora. Lembre-se que os planos são montados de acordo com as demandas de cada região do país e elaborados com diferentes coberturas para que possam adequar-se aos mais variados perfis.

Portanto, se você já tem a vantagem de pagar praticamente a metade com um plano coletivo por adesão, o que você precisa é ver em qual entidade de classe é possível se encaixar e qual o plano que vai atender às sua necessidade. Você deve verificar itens como a existência de unidades de saúde credenciadas no seu município, o tipo de acomodação do plano em caso de internação (se em quarto particular ou enfermaria), se é ambulatorial ou hospitalar, se cobre serviço de obstetrícia (especialmente interessante para mulheres em idade fértil), se a cobertura é regional, nacional ou internacional etc.

Vendedores especializados dão a melhor orientação

Então antes de escolher seu plano, liste tudo o que um plano de saúde deve ter para atender você e melhorar a sua qualidade de vida. O segundo passo é pedir o contato de um vendedor especializado e conversar com ele sobre o que você precisa, suas expectativas e suas dúvidas. Ele é a pessoa mais adequada a orientá-lo de forma a conseguir o melhor plano de saúde coletivo por adesão.

Faça uma simulação online sem compromisso e invista agora mesmo no seu futuro. Nunca foi tão fácil ficar seguro.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: