Ir para o conteúdo
Bem-estar

Férias: dicas de saúde para curtir melhor

Leitura: 6 min
4359 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Aproveitar as férias com um bom plano de saúde é muito melhor para toda a família, afinal você tem a tranquilidade de saber que qualquer problema inesperado poderá ser resolvido com os melhores médicos, nos melhores hospitais e no tempo certo. Não é por isso, no entanto, que você vai se descuidar da sua saúde antes de viajar ou curtir as férias por aí – até porque ninguém conta em passar seu tempo livre dando trabalho para o plano de saúde. Então a grande jogada é prestar atenção em algumas dicas que podem fazer seus dias de folga serem ainda mais legais do que você imagina, aproveitando muito melhor as férias e as festas de fim de ano.

Faça um checkup antes de embarcar na viagem de férias 

Não custa nada: agende uma consulta com seu médico preferido do plano de saúde e peça a ele um checkup, no melhor estilo revisão do “carro antes de viajar”. Vale a pena dar uma olhada nas taxas, na pressão arterial, no estado do coração e em tudo o mais, porque se houver alguma coisa precisando de “reajuste” a hora é essa.

Além disso, se houver qualquer “item de segurança” precisando de atenção, é só colocar o pé no freio um pouquinho mesmo de férias e seguir as recomendações médicas sem deixar de se divertir.

Beba bastante água, todos os dias 

O organismo precisa de muita água diariamente para funcionar corretamente, e no calor ele vai precisar ainda mais – porque gastará mais também devido às altas temperaturas. Então não esqueça de ingerir pelo menos 2 litros de água todos os dias.

Chás, sucos e refrescos também valem, mas a água pura ainda é melhor: ela ajuda na digestão, na oxigenação das células, no transporte de nutrientes aos órgãos, à eliminação de toxinas pelo fígado, ao intestino a funcionar melhor, enfim, ela fará tudo funcionar com muito mais eficiência durante as suas férias. E como essa é uma época em que todo mundo tende a abusar, seu corpo ficará mais resistente e preparado para botar para fora o que é prejudicial.

Durma bem para se recuperar para o dia seguinte 

Assim como a água, dormir é essencial ao corpo, o sono recarrega as energias, descansa o cérebro, e acredite, também evita o sobrepeso. De acordo com o Sleep Health Center, de Brighton, Massachussets, quem dorme pouco tem mais tendência a engordar.

Então faça o seguinte: vai chegar tarde em casa? Durma até mais tarde também. Se não puder, então durma mais cedo, mesmo de férias. Afinal, o mundo não vai acabar e você vai acordar muito mais disposto para outro dia de diversão.

Mande a depressão tirar férias 

Muita gente não gosta do final do ano porque lembra de pessoas que já se foram, outros porque não podem viajar ou não têm para onde ir, outros porque queriam estar na viagem que alguém mostrou que está fazendo pelo Facebook. É férias, então mande a depressão tirar férias bem prolongadas.

Esse é o tempo que você tem para colocar sua leitura em dia, ir ao cinema ver as novidades da telona, passear de tardinha com seu cachorro, dormir até mais tarde, ligar para aquele amigo distante e combinar aquela saída que você vive prometendo e nunca tem tempo. E faça todas aquelas promessas de Ano Novo de novo, porque se não, não é réveillon.

Uma boa dica é investir nos remédios naturais: a vitamina D, por exemplo, melhora o humor (bastam 15 minutinhos de sol diários fora do horário de risco, entre 10h e 16h) e o ômega 3 (presente nos peixes) reduz a depressão.

Evite o excesso de álcool 

Todo ano você ouve a mesma coisa, claro, você e todo mundo. E, assim como muita gente, ainda não aprendeu. Mas quem sabe não é dessa vez? Aproveite mais as suas férias não dormindo embriagado, por exemplo. Para isso, dilua todos os seus drinks com gelo ou guaraná ou Sprite, que são os melhores calóricos (melhor ainda se forem diet). Assim você bebe, mas reduz o efeito, ficando mais inteiro.

Outra dica é, simplesmente, parar mais cedo. Se você dormir embriagado a metabolização do álcool durante o sono é mais baixa, e aí é mais fácil acordar de ressaca (se não tiver insônia) e com aquele gosto de cabo de guarda-chuva na boca. Pronto, já estragou o dia seguinte das suas férias.

Não esqueça a carteirinha do plano de saúde 

Leve-a consigo para todos os lugares, afinal a gente nunca sabe quando vai precisar de uma assistência médica de qualidade. E boas férias!

Não tem ainda um plano de saúde? Faça um agora mesmo para aproveitar suas férias com tranquilidade. Peça um orçamento online sem compromisso e invista na sua saúde!

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: