Ir para o conteúdo
Saúde do idoso

A importância de um plano de saúde na terceira idade

Leitura: 7 min
4538 visualizações
Encontre planos de saúde na sua cidade

Conheça Planos de Saúde pelo menor preço na sua cidade

É Rápido, gratuito e sem compromisso. Igual olhar uma vitrine!

Em poucas décadas o Brasil será um dos países mais idosos do mundo: a estimativa é que em 2050, 30% da população (64 milhões de pessoas) estarão com 60 anos ou mais. Nessa época a expectativa de vida também deverá passar de 75 para 81 anos, acima da média mundial, que deverá ser de 76 anos. Hoje são pouco mais de 12%, “apenas” 25 milhões de brasileiros nessa faixa etária. No entanto, é fundamental que esse processo de envelhecimento que seja feito de forma que o idoso tenha autonomia e independência, mas para isso é preciso ter saúde. Neste cenário, os planos de saúde têm tido um papel importantíssimo para a qualidade de vida na terceira idade.

Mudanças no corpo e na sociedade

Envelhecer ainda não é um transcurso fácil: todo o organismo sofre com o tempo de uso, como qualquer outra máquina. E como qualquer outra máquina, quanto maior o tempo de uso maior a necessidade de manutenção. Além disso, são várias as doenças típicas da terceira idade que demandam tratamentos específicos. Por outro lado, a sociedade esta mudando, com as pessoas tendo menos filhos e cada vez mais tarde, inclusive com muitos casais optando por não ter filhos, o que fará com que muitos jovens de hoje tenham que encarar o envelhecimento sozinhos. E é impossível ter autossuficência sem saúde.

Planos de saúde têm papel fundamental na mudança de estigma do envelhecimento 

Com a saúde pública cada vez mais depauperada, os planos de saúde estão tomando conta do segmento – e tomando conta dos nossos idosos, transformando a terceira idade na melhor idade. Atendimento sem filas, hospitais e profissionais renomados, os mais diversos especialistas, atividades e programas voltados especialmente para quem está na fase que merece curtir a vida após longos anos de trabalho. Os planos de saúde estão conseguindo aliviar o fardo do envelhecimento através de serviços qualificados, tirando um pouco do estigma de que envelhecer é difícil e ruim. Não tem que ser e ainda chegará o dia em que não será.

Escolhendo um plano de saúde para idosos

Quando você for escolher um bom plano de saúde para idosos é preciso ter dois objetivos principais:

  1. Fazer uma escolha que atenda às suas necessidades;
  2. Entender que é importante ter orçamento adequado para que você possa pagá-lo todo mês.

Em relação à primeira questão, veja qual é a rede credenciada que você prefere, bem como os serviços que você poderá usufruir e que são essenciais para você.

Para baratear os custos, você pode fazer uma boa pesquisa para entender qual a melhor opção do mercado para o seu caso. Além disso, existem algumas escolhas que você pode fazer, que influenciam diretamente no valor do plano de saúde, como optar por uma acomodação compartilhada ao invés de uma particular. Para os idosos, por serem um público que utiliza muito o plano, é recomendável fazer uma contratação sem coparticipação.

Independência, a nova meta em qualidade de vida da terceira idade 

Nos Estados Unidos o conceito de envelhecer de forma autônoma e independente já ganhou até um mantra: aging in place ou envelhecer no lugar e que já está guiando toda uma política de negócios voltados especialmente para o pessoal da terceira idade. A ideia é fazer com que as pessoas consigam permanecer em casa o maior tempo possível sem que haja necessidade de depender de alguém.

E isso não tem nada a ver com solidão. De, de acordo com o Departamento de Medicina e Saúde da Universidade de Harvard, grande parte dos idosos prefere morar sozinha, dona do próprio nariz, a ter um familiar em casa sempre presente por causa de questões de saúde. O que antes era a veneração aos idosos – e havia o medo de ser substituída pela veneração aos jovens – na verdade foi trocada pela veneração à independência.

Os motivos dos planos de saúde para idosos serem mais caros

Quando o cálculo do valor de um plano de saúde ocorre, a operadora levará em consideração alguns fatores. Dentre eles, estão:

  • A área da rede credenciada;
  • O número de serviços oferecidos;
  • Tipo(s) de acomodação;
  • Opção de coparticipação.

Além dos fatores acima, outro que é muito decisivo na hora de se propor um valor, é a estimativa de utilização. É esperado que uma pessoa acima de 59 anos utilize mais seu plano e realize procedimentos de complexidade alta, e é devido a isso que o plano de saúde para idosos possui um valor mais elevado em relação aos demais.

Mais vantagens para os jovens da terceira idade 

O plano de saúde na terceira idade portanto, é indispensável para quem quer qualidade de vida e quem sabe que merece contar com o melhor atendimento. Por isso, hoje você pode encontrar planos de saúde com diversas vantagens para a terceira idade, como o próprio atendimento de emergência com equipes completas, além dos geriatras de plantão. Ele também pode contar com todos os benefícios da medicina preventiva, além de diagnósticos cada vez mais precoces que possibilitam maior assertividade nos tratamentos.

Tudo com os mais modernos equipamentos e exames, além de todo o conforto que só a rede particular de saúde oferece hoje no país. E há ainda a vantagem da isenção do reajuste por idade, ocorrendo apenas o reajuste anual de acordo com a inflação, o que deixa as mensalidades muito mais acessíveis, mesmo nos planos mais caros. Assim, o idoso tem a certeza de um atendimento rápido e eficiente sempre que precisar, colaborando para que aproveite ainda mais os merecidos anos de descanso.

Você não precisa esperar chegar na terceira idade para investir no conceito de velhice com autonomia e independência. Converse com um vendedor especializado e faça agora mesmo o melhor plano de saúde para as suas necessidades. O sue futuro agradece.

Bruno
SOBRE O AUTOR: Posts desse autor

Bruno Avelino

O melhor canal de informações sobre saúde, bem-estar e planos de saúde do Brasil. Conteúdos com credibilidade e que irão melhorar o seu dia a dia.

Recomendado para você:

Postagens mais vistas: